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A importância do Branding para uma marca

A importância do Branding para uma marca

Qual a importância do Branding para uma marca?

“Quem não sabe para onde quer ir, vai parar em qualquer lugar”.

Você já deve ter escutado essa frase em algum lugar. Ela faz parte da realidade da grande maioria das empresas e profissionais em quase todos os níveis e idades, já que não existe preocupação no gerenciamento de sua imagem. Mas afinal de contas, qual a importância do branding para uma marca?

O branding é uma estratégia utilizada por grandes marcas para se posicionar no mercado e ter uma construção com intuito de conquistar os consumidores. Quem diz que o branding é apenas um projeto de logotipo com identidade visual está redondamente enganado. Ele engloba ações alinhadas ao posicionamento, propósito, missão, visão e valores de uma marca. (Leia também sobre passar credibilidade com a sua marca clicando aqui)

Seu objetivo é despertar sensações e criar conexões para despertar no cliente o desejo de escolher sua empresa e não a empresa do concorrente. É esta técnica que permite um diferencial, algo que somente você pode oferecer, porque assim como cada pessoa tem seu DNA e é única no planeta, deve acontecer o mesmo com uma marca.

Quando criamos uma estratégia de branding para uma empresa, a confiança é a palavra-chave. Em um mundo digital cheio de propagandas e estímulos que brigam pela atenção do mercado, pessoas tem muito menos tempo para fazer uma compra.

Segundo Al Ries em seu livro Foco, o dia de uma pessoa é dividido em três partes: trabalho, sono e mídia. Nossa mente consome em média 40 mil palavras por dia, 280 mil palavras por semana e mais de 14 milhões de palavras por ano. Isso passa a representar uma enormidade de escolhas e descartes que temos que fazer todos os dias.

Escolher entre centenas de marcas de pães, 60 a 70 canais de TV a cabo, centenas de loja em shopping. Por conta de tudo isso, sua marca precisa ser lembrada, ter visibilidade, diferencial e ser percebida com valor. Como mostrar que você não é só mais uma marca no meio do mercado? É nesse momento que entra o branding! Criar estratégias para atração da sua marca.

Ser diferente, ter valor, representar um conceito, uma palavra na mente dos que estão à sua volta, é o maior desafio. Isso deve ser escolhido desde a criação do logotipo, a escolha da fonte, qual o slogan, o discurso, a forma de abordagem, valores, conteúdos a serem publicados, identidade visual…e assim, juntando todos esses fatores você vai criando uma personalidade para a marca, que ficará gravada na mente do consumidor trazendo percepções e sensações. A importância do branding para uma marca também está totalmente ligado a essa frase:

“A imagem do sucesso tem mais valor do que o sucesso tangível”

(Derek Lee Armstrong e Kam Wai Yu – O princípio persona)

É neste momento que o valor do produto ou do serviço realmente não importa para o cliente se existe um propósito, apenas pelo fato de ter uma forte conexão e conquistar o cliente. Criar uma marca com personalidade que consiga estabelecer e manter esse vínculo onde as pessoas se identificam é uma das armas mais poderosas para o sucesso.

O branding hoje também pode ser aplicado no Marketing Digital e essa técnica é conhecida hoje como Digital Branding. Esse trabalho começa quando ajustamos a identidade visual para se comunicar com o público através do site e das redes sociais. Para isso, o ideal é realizar um estudo com algumas aplicações do logotipo, cores, vetores e estilos de imagens para que essa comunicação crie rápida identificação quando for divulgada. Mas no Digital, a importância do branding para sua marca também deve ser estudada.

Os valores da sua marca poderão ser percebidos pelo público através dos conteúdos divulgados. É neste momento que você irá construir a conexão e trazer mais percepção dos seus objetivos. As marcas que conseguem demonstrar que tem um propósito de se preocupar com pessoas, causas e sustentabilidade, tem grandes chances de potencializar ainda mais sua audiência e gerar muito mais valor.

A importância do branding para uma marca também está ligada com a seleção dos canais de comunicação ideais para você divulgar sua empresa, devem ser os mesmos onde o seu público está mais presente (Descubra quais as Redes Sociais mais importantes para sua marca clicando aqui) e cuide para que todas as novidades sejam divulgadas em todas as possibilidades de veiculação que você selecionar.

O planejamento é primordial para que haja uma frequência de publicações, já que é através dela que o relacionamento com o cliente será mantido. Os conteúdos ajudarão você a se destacar, mostrar que é autoridade no assunto, trazer visibilidade e presença digital e esses resultados sempre acontecem de médio a longo prazo.

Com todas essas informações podemos concluir que o branding é o ponto inicial e crucial para uma empresa traçar seus novos objetivos, portanto a importância do branding para uma marca é algo a ser analisado antes de qualquer tipo de ação. Você pode criar diversas estratégias tanto internas como externas, mas se o branding não estiver bem traçado com uma meta simples e objetiva, tudo poderá ir por água abaixo. Tente enxergar que a marca é uma pessoa e sendo assim ela também precisa de uma personalidade. É através do jeito dela de ser, que atrairá clientes, parceiros e seguidores que apoiam suas causas.

Uma marca precisa de um propósito, porque a marca pode ir muito além do que a gente vê!

E você, já conseguiu organizar a estratégia de branding da sua marca? Conseguiu entender qual a importância do branding para uma marca? Se precisar de uma ajuda, pode contar com a nossa equipe! A MegUp é uma agência full service que tem como uma de suas maiores especialidades, projetos de branding. Nos últimos 5 anos conquistamos mais de 4 prêmios nessa área de atuação. Quer saber mais o que podemos fazer pela sua empresa? Entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp.

Fontes:

Personal Branding. Construindo sua marca pessoal – Arthur Bender
Como construir marcas líderes – David A. Aaker & Erich Joachimsthaler
Branding para Empreendedores – Marcos Bedendo

Renata Paz
Renata Paz

CEO e Diretora de Criação

Renata Paz, CEO e Diretora de Criação / Planejamento da MegUp Propaganda. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes e Especializada em Psicanálise voltada para Marketing, reúne mais de 20 anos de experiência. Premiada em 2015 como Melhor Profissional de Planejamento, em 2017 como Melhor Dirigente da Indústria de Comunicação e homenageada como Melhor Empresária de Comunicação em 2019, conquistou mais de 26 prêmios em diversas categorias com sua equipe pelo Prêmio ABC da Comunicação.