Conteúdo de Qualidade de Publicidade, Propaganda e Marketing :)

Advergame: Conheça a publicidade nos videogames

Advergame: Conheça a publicidade nos videogames

Tempo de leitura: 5 minutos

Caso você tenha filhos pequenos, ou mesmo goste de jogos online, certamente já deve ter se deparado com algum advergame. Mas você sabe o que é isso e principalmente, seu potencial nas estratégias digitais?

Na última década, os jogos eletrônicos passaram de hobby popular a constituir uma indústria cujo faturamento, só na América Latina, atingiu US $ 5 bilhões em 2018, segundo estimativa da Newzoo (empresa de inteligência de mercado especializada em games).

Pensando nisso, o artigo de hoje refere-se à essa ferramenta incrível para divulgar e promover produtos, marcas, empresas, organizações e/ou pontos de vista. Até porque, hoje em dia quase todos os dispositivos podem executar jogos dos mais simples aos mais complexos.

De acordo com as estatísticas da OnDevice na Argentina, 82,98% das mulheres e 87,80% dos homens jogam em seus dispositivos móveis. E a grande maioria faz isso todos os dias!

Sendo um tipo de comunicação mercadológica por meio jogos eletrônicos, eles formam a combinação perfeita entre publicidade e videogame! Muito rapidamente, o marketing viu os videogames como um novo meio de comunicação, uma forma divertida e interativa de promover uma marca ou produto.

Basicamente, um advergame é um projeto que alia um jogo à uma campanha. Essa palavra, formada pelos termos “publicidade” e “jogo”, é literalmente “um jogo de publicidade”, como explica Damien Bories, cofundador e diretor da Flaq Digital, agência especializada em “gamificação”, para o Gamekult (jornal editorial francês de videogames).

Durante o jogo, o usuário concentra toda a atenção na tela, o que possibilita às marcas estabelecer uma conexão relevante com seu público. É por isso que surge essa modalidade, onde são as próprias marcas que desenham uma aplicação ou jogo, que traduz a sua identidade nas suas cores, valores e atributos.

“É um formato de comunicação, tipo vídeo ou imagem, que tem como particularidade mergulhar as pessoas no universo de uma marca de forma divertida e interativa. Isso diferencia o advergame dos anúncios do jogo que podem ser encontrados em torno do campo no FIFA ou PES, mas também em muitos outros jogos.”, afirma Bories.

FIFA 2010 Toshiba Fujifilm

No entanto, ao executar uma campanha publicitária, as marcas devem considerar alguns desafios. O principal deles é evitar que a propaganda seja considerada invasiva para quem joga. A forma mais comum e que funciona melhor é o formato de vídeo opcional (por meio do qual a pessoa concorda em ver a propaganda em troca de recompensas, como vidas, tempo ou outro conteúdo para o jogo).

Podemos citar companhias como McDonald’s, Burger King, Pepsi, Dell, Doritos, NBA e mais diversas empresas que conquistaram cases de sucesso com esses anúncios. Eles permitem que as marcas gerem maior engajamento com seu público. Quando feitos e usados ​​corretamente, podem ter resultados espetaculares!

Já conhecia o advergame? Comente aqui o que achou!

Naila Galera
Naila Galera

Equipe de Conteúdo

Graduanda no curso de Bacharel em Marketing é responsável pela área de criação de conteúdo, desenvolve campanhas de inbound e marketing digital juntamente com a equipe da agência desenvolvendo textos de Redes Sociais, Blogs e Sites para grandes clientes.