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Ajuda MegUp – Growth hacking: O que é?O que faz? Onde vivem?

Ajuda MegUp – Growth hacking: O que é?O que faz? Onde vivem?

Tempo de leitura: 5 minutos 

Sendo um termo muito utilizado no vocabulário “marketeiro”, growth hacking tornou-se essencial para as startups e certamente pode ser muito vantajoso em sua estratégia de marketing! 

Deixando de lado a conotação negativa da palavra hacking, “crescimento por meio de brechas” pode ser a tradução livre mais simples para dar significado ao termo. Growth hacking é um processo científico de hipóteses e testes, tanto no seu produto, quanto no seu marketing ou processo de vendas.

Caso deseje alcançar um objetivo, por meio de caminhos não previsíveis e fugir do padrão, continue a leitura!

Basicamente, podemos resumir o Growth hacking em uma estratégia de marketing baseada em experimentos. Em outras palavras, essa abordagem pode ajudá-lo a encontrar oportunidades de crescimento “fora da caixa”. O profissional que atua diretamente neste segmento tem além do foco em experimentos, o embasamento em números, persistência, habilidades técnicas de programação e claramente uma mentalidade de inovação e busca por novidades.

Quais são as métricas que deseja alcançar?

É preciso definir no que você deseja impactar, quais números ou métricas como a de  faturamento, ticket médio, recompra, vendas, LTV, churn, acessos, leads, taxa de conversão, etc. 

Seleção de ideias 

Após saber o que será atingido, a segunda etapa é selecionar as melhores ideias de como você chegará no seu objetivo. Após um brainstorm, por exemplo, será possível identificar a melhor ideia para que o processo seja desenvolvido. 

Realizar testes: fazer pequenas apostas

A modelagem do experimento é um dos principais pontos dessa estratégia. Estruture um processo de testes, com início, meio e fim.

Após toda a investigação, será a hora de fazer experimentos para explorar canais e fornecer aos usuários mensagens persuasivas, envolventes e criativas de uma forma aparentemente natural, como em redes sociais, blogs de empresas e trocas de e-mail. Conheça mais algumas opções de canais:

  • Inbound;
  • Outbound;
  • SEO/SEM;
  • Imprensa;
  • Eventos;
  • Venda Direta;
  • E-mail MKT.

Testou e não deu certo? Não tem problema!

Aprender com seus testes ou então adaptá-los em outras coisas pode ser muito vantajoso.

Deu certo? Dobre no ciclo seguinte! 

O recomendado é apostar em canais ou tipos de abordagem que você sabe que, com base nos dados anteriores, irão dar certo. 

Basicamente, em termos de processo esse é o desenvolvimento inicial e mais simples para aplicar o Growth hacking. Nele, você tem campo para testar em todas as etapas da jornada do consumidor e em todos os estágios do seu funil de vendas.

Você gostou do nosso conteúdo? O mundo da Publicidade e do Marketing Digital é vasto e lida com grandes estratégias! A MegUp é uma agência premiada e full service, que conhece bem todas as tendências do mercado. 

Podemos ajudar a alcançar o SEU sucesso, conte conosco!

Naila Galera
Naila Galera

Equipe de Conteúdo

Graduanda no curso de Bacharel em Marketing é responsável pela área de criação de conteúdo, desenvolve campanhas de inbound e marketing digital juntamente com a equipe da agência desenvolvendo textos de Redes Sociais, Blogs e Sites para grandes clientes.