Conteúdo de Qualidade de Publicidade, Propaganda e Marketing :)

Ajuda MegUp – Growth hacking: O que é?O que faz? Onde vivem?

Ajuda MegUp – Growth hacking: O que é?O que faz? Onde vivem?

Tempo de leitura: 5 minutos 

Sendo um termo muito utilizado no vocabulário “marketeiro”, growth hacking tornou-se essencial para as startups e certamente pode ser muito vantajoso em sua estratégia de marketing! 

Deixando de lado a conotação negativa da palavra hacking, “crescimento por meio de brechas” pode ser a tradução livre mais simples para dar significado ao termo. Growth hacking é um processo científico de hipóteses e testes, tanto no seu produto, quanto no seu marketing ou processo de vendas.

Caso deseje alcançar um objetivo, por meio de caminhos não previsíveis e fugir do padrão, continue a leitura!

Basicamente, podemos resumir o Growth hacking em uma estratégia de marketing baseada em experimentos. Em outras palavras, essa abordagem pode ajudá-lo a encontrar oportunidades de crescimento “fora da caixa”. O profissional que atua diretamente neste segmento tem além do foco em experimentos, o embasamento em números, persistência, habilidades técnicas de programação e claramente uma mentalidade de inovação e busca por novidades.

Quais são as métricas que deseja alcançar?

É preciso definir no que você deseja impactar, quais números ou métricas como a de  faturamento, ticket médio, recompra, vendas, LTV, churn, acessos, leads, taxa de conversão, etc. 

Seleção de ideias 

Após saber o que será atingido, a segunda etapa é selecionar as melhores ideias de como você chegará no seu objetivo. Após um brainstorm, por exemplo, será possível identificar a melhor ideia para que o processo seja desenvolvido. 

Realizar testes: fazer pequenas apostas

A modelagem do experimento é um dos principais pontos dessa estratégia. Estruture um processo de testes, com início, meio e fim.

Após toda a investigação, será a hora de fazer experimentos para explorar canais e fornecer aos usuários mensagens persuasivas, envolventes e criativas de uma forma aparentemente natural, como em redes sociais, blogs de empresas e trocas de e-mail. Conheça mais algumas opções de canais:

  • Inbound;
  • Outbound;
  • SEO/SEM;
  • Imprensa;
  • Eventos;
  • Venda Direta;
  • E-mail MKT.

Testou e não deu certo? Não tem problema!

Aprender com seus testes ou então adaptá-los em outras coisas pode ser muito vantajoso.

Deu certo? Dobre no ciclo seguinte! 

O recomendado é apostar em canais ou tipos de abordagem que você sabe que, com base nos dados anteriores, irão dar certo. 

Basicamente, em termos de processo esse é o desenvolvimento inicial e mais simples para aplicar o Growth hacking. Nele, você tem campo para testar em todas as etapas da jornada do consumidor e em todos os estágios do seu funil de vendas.

Você gostou do nosso conteúdo? O mundo da Publicidade e do Marketing Digital é vasto e lida com grandes estratégias! A MegUp é uma agência premiada e full service, que conhece bem todas as tendências do mercado. 

Podemos ajudar a alcançar o SEU sucesso, conte conosco!

Caique Morais
Caique Morais

Analista de Marketing Digital

Bacharel em Publicidade e Propaganda com mais de 5 anos de experiência, foi indicado como Melhor Profissional de Marketing Digital em 2018 e premiado como Melhor Profissional de Planejamento Digital em 2019 pelo Prêmio ABC da Comunicação. Responsável pela área de Marketing Digital montando sempre as melhores estratégias para nossos clientes. Larga experiência como Designer Gráfico elaborando peças criativas para campanhas publicitárias e grande destaque na área de audiovisual desenvolvendo conteúdos de altíssima qualidade e inovação.