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Aumento de publicidade no mercado de E-Games

Aumento de publicidade no mercado de E-Games

Se você está atualizado nas tecnologias, já sabe que a indústria de games mandou um “abraço” para toda a crise relacionada à pandemia. O mercado de E-Games foi um dos poucos que se superou em 2020 e, de fato, apresentou grande crescimento em um período tão desafiador para a economia.

Quer saber como o mercado de E-Games deixou de ser um simples lazer para uma atividade muito atrativa para a publicidade? Acompanhe!

E-games, esportes eletrônicos ou e-sports (também eSports) são competições ou torneios de videogame onde vários jogadores se enfrentam em tempo real para atingir um objetivo. A ideia é baseada no mesmo conceito que transforma uma atividade ou jogo físico em esporte: um grupo de jogadores que, sob certas regras e/ou situações, competem entre si para atingir um objetivo. A principal diferença, claro, é que no caso dos e-games a ação é realizada por meio de suporte tecnológico e virtual.

Segundo estudo da Newzoo, empresa especializada em coleta de dados, a expectativa de lucro do mercado de games para 2020 foi de US $ 159,1 bilhões. Quando as métricas se estendem até 2023, o levantamento aponta lucros com margem de até US $ 200 bilhões.

E onde a publicidade entra nisso?

O e-game tem chamado a atenção das pessoas por ter conquistado grande público e pelo grande valor que reproduz e certamente, chamou a atenção de nós, publicitários!

Como já falado, mesmo no início da pandemia, o mercado de jogos logo tornou-se um dos poucos setores que alcançou bons resultados. Segundo dados da consultoria profissional Superdata, do Grupo Nielsen, em abril de 2020, o gasto total com jogos digitais ultrapassou R$ 56 bilhões.

As pessoas em casa tiveram um maior interesse em buscar diversão diversão de forma online, suprindo necessidades de entretenimento, relaxamento escapando das notícias pessimistas. E é aí que esse setor disparou: houve enorme aumento de usuários em todo o mundo! Os jogos não são apenas uma forma de distração, mas também uma boa ferramenta para as pessoas se manterem em contato com os amigos.

O Brasil é o terceiro maior país de audiência do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos, de acordo com a pesquisa da Newzoo. Os veículos especializados em reportagens esportivas tradicionais não deixaram de notar. Por exemplo, o site da ESPN no Brasil tem cinco seções principais – futebol, NFL, NBA, MMA e … e-games! O Globo Esporte também destacou esse recurso em sua lista de edição.

E ainda, os jogos têm sido vistos como um meio viável de veiculação de anúncios, já que tem sido possível atingir diferentes pessoas de acordo com seus interesses.

E você, o que acha desse novo mundo de jogos na publicidade, você investiria? Comente aqui!

Caique Morais
Caique Morais

Analista de Marketing Digital

Bacharel em Publicidade e Propaganda com mais de 5 anos de experiência, foi indicado como Melhor Profissional de Marketing Digital em 2018 e premiado como Melhor Profissional de Planejamento Digital em 2019 pelo Prêmio ABC da Comunicação. Responsável pela área de Marketing Digital montando sempre as melhores estratégias para nossos clientes. Larga experiência como Designer Gráfico elaborando peças criativas para campanhas publicitárias e grande destaque na área de audiovisual desenvolvendo conteúdos de altíssima qualidade e inovação.