Conteúdo de Qualidade de Publicidade, Propaganda e Marketing :)

BI – Business Intelligence

BI – Business Intelligence

BI – Business Intelligence. O nome é bem imponente, mas seu significado é até simples. O BI é um processo orientado pela tecnologia com uma ampla variedade de ferramentas, aplicativos e metodologias que possibilitam as organizações a coletarem dados internos e externos com intuito de coletar dados para analisar quais as melhores estratégias a serem tomadas na empresa. As ferramentas de BI são capazes de acessar e examinar diversos conjuntos de dados, apresentando seus resultados através de relatórios analíticos, gráficos e mapas entregando informações detalhadas aos gestores sobre o estado geral do negócio.

O processo é fundamental para tomada de decisões mais assertivas para qualquer negócio e como hoje grandes empresas seguem muito embasadas com esse tipo de tecnologia, trouxemos este assunto no blog de hoje. Acompanhe conosco.

De acordo com o Glossário de Termos da Gartner, o BI é “um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura e ferramentas, e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”. Ele concentra as informações em um só lugar chamado de Data Warehouse. Dessa forma você consegue analisar diferentes fontes de dados como ERP, CRM, Analytics, campanhas, planilhas e arquivos de texto em um só lugar para ter muito mais eficiência.

O BI – Business Intelligence iniciou sua trajetória prática na década de 70, mas sua fase mais moderna teve início na década de 80, quando Howard Dresner, analista da Gartner, trouxe a expressão para conhecimento do mercado. Vale ressaltar que o business intelligence não se trata de uma tecnologia, e, sim, de um conceito, muito embora ferramentas, softwares e soluções inovadoras possam compor o processo. O BI pode ser entendido como o meio utilizado para que se alcance o objetivo principal da Inteligência Competitiva.

Business Intelligence

Qual o principal objetivo do BI?

O principal objetivo do BI é fazer com que a empresa tome decisões corporativas de modo mais assertivo. Com base em informações internas e externas o negócio direciona seu planejamento estratégico, sem depender da “tentativa e erro”.

O benefício central é reduzir a quantidade de opiniões e “achismos” envolvidos nas decisões da organização, aumentando a confiabilidade das mesmas e é uma abordagem que pode ser implementada desde as definições estratégicas para criação de um novo produto, até as operações mais cotidianas como a compra de materiais de escritório por exemplo. E como são informações confiáveis todas disponibilizadas em um só lugar, você não precisa passar horas em avaliações, basta baixar os dados e seguir com sua estratégia.

Quem tem acesso a esses dados?

Como envolvem diferentes tipos de dados de diversas áreas, elas são analisadas por cargos gerenciais como executivos, diretores, gerentes, etc. Mas dependendo do contexto, algumas informações podem ser compartilhadas com a área de marketing e vendas por exemplo, já que ela permite uma mensuração mais adequada sobre os efeitos das mudanças que já aconteceram, compartilhando resultados importantes e sugerindo as novas ações que devem ser tomadas a partir dos mesmos.

Quais os benefícios de investir em BI?

De acordo com a Tableau, uma empresa que investe em uma solução BI pode ter até 127% de ROI em apenas 3 anos, por isso o business intelligence é um forte aliado ao transformar um volume alto de informações em vantagens para o desenvolvimento do negócio.

Os sistemas de BI, são acompanhados por softwares, que eliminam gargalos em processos normalmente executados manualmente, como registros de informações, arquivamento de documentos, duplicação de dados e números desatualizados, por exemplo. Toda a inteligência levantada é monitorada e avaliada com métricas e indicadores confiáveis.

Além disso podemos destacar os seguintes benefícios:

  • Auxílio na tomada de decisões; 
  • Vantagem competitiva no mercado;
  • Melhoria nos processos internos; 
  • Apresentação de dados sobre o comportamento do consumidor;
  • Identificação de oportunidades;
  • Aumento da lucratividade; 
  • Prevenção de falhas; 
  • Respostas rápidas para questões críticas do seu negócio;
  • Áreas integradas;
  • Redução de tempo em análise, organização e interpretação de dados;
  • Benchmark do canal de vendas dos seus parceiros;
  • Corte de custos de forma não prejudicial ao todo.

E aí está convencido a implantar o BI – Business Intelligence em sua empresa? Conte com a MegUp para este próximo passo! Chama nossa equipe no Whatsapp e bora pra um bate papo de implantação?

Fonte: TOTVS e Rock Content

Renata Paz
Renata Paz

CEO e Diretora de Criação

Renata Paz, CEO e Diretora de Criação / Planejamento da MegUp Propaganda. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes e Especializada em Psicanálise voltada para Marketing, reúne mais de 20 anos de experiência. Premiada em 2015 como Melhor Profissional de Planejamento, em 2017 como Melhor Dirigente da Indústria de Comunicação e homenageada como Melhor Empresária de Comunicação em 2019, conquistou mais de 26 prêmios em diversas categorias com sua equipe pelo Prêmio ABC da Comunicação.