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Como gerar leads qualificados?

Como gerar leads qualificados?

Como gerar leads qualificados? Esse é um dos principais desafios dentro de uma estratégia de marketing, pois é preciso muito planejamento e também conhecimento sobre mecânica de geração de leads para ter êxito em todo o processo e, claro, não perder investimento e tempo em métodos errados.

Quem acredita que ter leads qualificados significa apenas atrair visitantes para o site ou capturar contatos, está equivocado. É preciso fazer uma série de ações para estruturar essa estratégia dentro do negócio.

Por isso, no artigo de hoje, a MegUP vai explicar os principais caminhos para gerar leads qualificados e ter engajamento. Continue a leitura para saber mais!

O que é um lead qualificado?

Antes de mais nada é preciso esclarecer o que é um lead qualificado. Esse conceito muito importante para qualquer empreendimento diz respeito aos potenciais clientes do negócio.

Ou seja, o termo refere-se a pessoas que possuem interesse ou intenção de compra nos produtos e/ou serviços que são oferecidos pela sua empresa. Mas não basta apenas capturar o contato desse público para ter sucesso na estratégia, é preciso engajar, ou melhor dizendo em outras palavras, preparar o caminho da persona até o momento da decisão de compra.

Isso é possível a partir do Inbound Marketing, com conteúdos relevantes para cada etapa e canais que o consumidor poderá acessar para ter contato com a marca. De modo geral, podemos dizer que a estratégia para gerar leads qualificados visa dar oportunidades para que as pessoas conheçam os produtos e serviços que a empresa tem à disposição no mercado.

Os principais recursos que podem – e devem – ser utilizados para gerar lead qualificado e oferecer valor e soluções para as necessidades do consumidor são:

Funil de vendas

O funil de vendas é uma das ferramentas mais importantes no marketing digital, pois ele ajuda a mapear cada momento que a persona se encontra na jornada de compra.

O principal objetivo é guiar a pessoa até o momento em que ela se torna, de fato, um cliente da empresa, respeitando cada etapa do processo dela, mas, claro, dando aquele “empurrãozinho” que ela precisa para percorrer o caminho desejado.

Para garantir esse percurso na jornada de compra, é preciso nutrir o público com conteúdos relevantes baseados nas etapas do funil, seja no topo, meio ou fundo.

Por exemplo, quando as pessoas entram em contato pela primeira vez com a marca, elas estão no topo do funil, essa fase é uma oportunidade para despertar interesse sobre a empresa e as soluções que ela oferece, sendo assim, não faz sentido produzir conteúdos focados em vendas, porque o lead ainda não chegou nesse nível, que diz respeito ao fundo do funil.

Long Tail para SEO

As palavras possuem um papel muito importante dentro das estratégias de marketing digital e SEO. E quando o assunto é gerar leads qualificados é preciso prestar muita atenção nelas, porque a forma como são utilizadas pode contribuir com o aumento de acessos relevantes.

Long Tail são as palavras-chaves que possuem maior especificidade e menor número de buscas, sendo assim, quem as usa na hora de fazer uma pesquisa no Google, está buscando por algo muito específico.

Portanto, usar esses termos na produção de conteúdo, especialmente no blog, ajuda a atrair aqueles que buscam pelas soluções que a sua empresa oferece.

Landing Pages

As Landing Pages são recursos fundamentais para geração de leads qualificados, pois elas têm uma estrutura simples e são muito claras com relação ao objetivo que possuem.

Com informações essenciais para a conversão, o conteúdo presente na Landing Page tem uma call to action chamando a atenção do visitante para a ação desejada, além disso, quando a persona acessar a página, ela saberá imediatamente o que receberá em troca ao deixar o contato no formulário.

Com o contato capturado a partir dessa ferramenta, a estratégia de nutrição de lead continua para que o usuário siga a sua jornada até se tornar um cliente. A Landing Page possui alta taxa de conversão, desse modo, é um recurso imprescindível no marketing digital.

Software para automação de marketing

A automação de processos é muito importante para tornar o trabalho mais ágil e produtivo. No marketing isso não seria diferente. Utilizar softwares para automação de estratégia traz uma série de benefícios, como: mais eficiência no funil de vendas, nutrição de leads, otimização de tempo, redução de custos, entre outras vantagens.

Uma das ferramentas mais conhecidas de automação de marketing disponível no mercado é a RD Station, que reúne diversos recursos focados em atração, engajamento e relacionamento com o público, desse modo, por esta plataforma é possível planejar diversas ações para atrair visitantes qualificados.

Softwares como esses oferecem funcionalidades que vão desde o disparo de e-mail marketing a gestão de base de contatos.

Além disso, existem muitas estratégias que podem ser estudadas, elaboradas e utilizadas dentro do marketing digital para gerar leads qualificados. Artigos de blogs, webinars, uso das redes sociais, anúncio, entre outros, são algumas dessas ferramentas que geram bons resultados quando usadas corretamente.

Se você deseja iniciar estratégias para geração de lead qualificado no seu negócio, conte com a MegUP! Entre em contato conosco  e conheça os nossos serviços.

Renata Paz
Renata Paz

CEO e Diretora de Criação

Renata Paz, CEO e Diretora de Criação / Planejamento da MegUp Propaganda. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes e Especializada em Psicanálise voltada para Marketing, reúne mais de 20 anos de experiência. Premiada em 2015 como Melhor Profissional de Planejamento, em 2017 como Melhor Dirigente da Indústria de Comunicação e homenageada como Melhor Empresária de Comunicação em 2019, conquistou mais de 26 prêmios em diversas categorias com sua equipe pelo Prêmio ABC da Comunicação.