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Como manter parcerias duradouras?

Como manter parcerias duradouras?

Como manter parcerias duradouras? Essa é uma pergunta que todo empreendedor, líder ou gestor já fez em algum momento da carreira, afinal, o sucesso dos negócios está diretamente ligado as relações que são construídas ao longo do caminho.

Embora a qualidade de um produto ou serviço seja um fator importante para qualquer empresa, sem uma boa rede de relacionamentos, seja com colaboradores, fornecedores e distribuidores, não é possível ter o melhor desempenho ou até mesmo desenvolvimento. 

Parcerias consideradas de sucesso são aquelas que duram e elas são baseadas em confiança, entregas de resultados e cooperação mútua. Por isso, neste artigo vamos mostrar como manter parcerias duradouras nos negócios. Continue a leitura para saber mais!

Relacionamento com ética e transparência

Podemos entender a ética como um conjunto de padrões que dizem respeito a comportamentos e atitudes consideradas corretas dentro de um grupo social. No mundo corporativo, cada empresa possui suas próprias normas, no entanto, quando se trata de parcerias é preciso estabelecer um acordo para que ambas as partes estejam alinhadas ao tipo de conduta que se espera entre os envolvidos.

Transparência é o pilar de qualquer relação, especialmente, quando se trata de um vínculo comercial. Toda empresa conta com stakeholders e quanto mais claro for os processos, as informações e até mesmo as expectativas, mais credibilidade se passa e uma parceria de confiança vai se construindo.

Avalie indicadores de desempenho

Uma parceria duradoura possui resultados efetivos. Sendo assim, é preciso estipular metas e objetivos que desejam ser alcançados em curto, médio e longo prazo e deixar claro o quanto a outra parte é uma peça fundamental no cumprimento dessas obrigações.

Porém, não basta apenas acordar o que deve ser entregue, é preciso avaliar os indicadores de desempenho. Por meio das KPI’s, é possível analisar a qualidade do serviço prestado, custos, flexibilidade, pontualidade e qualidade. Mas atenção: no mercado digital, por exemplo, as métricas de vaidades não contam.

Esses indicadores podem variar de acordo com cada negócio, então é preciso identificar quais são os números que mostrem os resultados que estão sendo atingidos. Um desses dados que devem ser calculados com muita precisão é o ROI, pois é a taxa de retorno sobre o investimento que está sendo empregado.

Busque uma comunicação eficiente

Uma falha na comunicação pode gerar uma série de ruídos e, consequentemente, desentendimentos que poderiam ser evitados. Por isso, para manter uma parceria duradoura e produtiva é preciso ter uma comunicabilidade eficiente.

Onde as informações são registradas? A quem os profissionais se reportam? Quem são os responsáveis em uma situação extraordinária? Todos esses pontos devem ser alinhados a fim de evitar desgastes desnecessários na comunicação entre as partes interessadas.

Reciprocidade é palavra-chave  

Parcerias duradouras não se baseiam em uma relação unilateral, é preciso haver uma troca para que seja, de fato, benéfica. Então é necessário que ambas as partes gerem valor uma para a outra.

A conta é simples: você precisa do seu parceiro, seu parceiro precisa de você. Quando isso faz parte da compreensão de todos, ambos os lados só têm a ganhar. Isso implica em uma série de coisas, como manter-se disponível quando necessário, ter comprometimento e agir com a devida transparência nos processos.  

Mantenha parceiros que complementem o negócio

O match é algo essencial para uma parceria duradoura e de sucesso, por isso é fundamental escolher parceiros que possam trazer inovações para o negócio, que pensem “fora da caixinha” e que valorizem trabalhar com você.

É sempre importante pensar a longo prazo antes de firmar um novo contrato, pois esse relacionamento precisa agregar para ambos os lados. Quando esse match acontece, tudo fica melhor: as expectativas se alinham com mais facilidade, a comunicação se torna mais fluida e a transparência e confiança se tornam um resultado de uma parceria que tem tudo para ser duradoura e gerar bons frutos.

Não é difícil manter parcerias duradouras, desde que ambos os lados cumpram com seus deveres e sejam transparentes em todo o processo. Contar que stakeholders que entendam o papel estratégico que eles possuem para o desenvolvimento e sucesso do negócio faz toda a diferença no resultado final.

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Renata Paz
Renata Paz

CEO e Diretora de Criação

Renata Paz, CEO e Diretora de Criação / Planejamento da MegUp Propaganda. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes e Especializada em Psicanálise voltada para Marketing, reúne mais de 20 anos de experiência. Premiada em 2015 como Melhor Profissional de Planejamento, em 2017 como Melhor Dirigente da Indústria de Comunicação e homenageada como Melhor Empresária de Comunicação em 2019, conquistou mais de 26 prêmios em diversas categorias com sua equipe pelo Prêmio ABC da Comunicação.