O crescimento de podcasts e o consumo no Brasil cresce a cada ano. O podcast é a plataforma de comunicação do momento. Quem nunca escutou um??? De um ano pra cá, este programa de áudio continua crescendo consideravelmente no Brasil. Área de negócios, entretenimento, religiões, ciência, livros e muitos outros, eles abordam temas diversos para diferentes públicos. As plataformas Deezer e Spotify lideram a transmissão desses canais mostrando que a esta é a nova evolução da rádio, com mais tecnologia e a estratégia pode ser essencial para o fortalecimento de uma marca.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Spotify, o número de ouvintes de podcasts no Brasil cresceu 330% de 2018 para 2019 e comprovaram que a maioria deles preferem ouvir no trabalho ou no trânsito. Já o Ibope, contabilizou que 40% dos internautas em 2020 escutaram algum tipo de podcast. Todos esses números fazem com que o Brasil seja o segundo maior mercado de podcasts do mundo crescendo em média 21% mensalmente desde janeiro de 2018.

Para quem já trabalha com marketing digital e deseja ganhar mais visibilidade, se destacar da concorrência, atrair um público novo e manter proximidade com seu público-alvo, o podcast é um ótimo caminho para somar nesse mix de divulgação. Além disso, ele não requer grandes investimentos e possui um ROI muito positivo.

A publicidade neste formato costuma ser bem efetivo também, considerando que grande parte dos ouvintes são público-alvo mais correto. Por exemplo, quem gosta de carros, ouve um podcast que fala sobre este assunto, logo um anunciante de óleos para motor pode inserir sua publicidade alí. Sendo assim, é possível conquistar engajamento através das redes sociais como Instagram e Twitter.

Mas afinal, quais são as vantagens de ter um podcast para uma marca?

Podcast nos smarthphones a grande tendência do momento

A principal vantagem dos podcasts é a praticidade para o ouvinte, já que ele pode ouvir os conteúdos enquanto pratica outra atividade como afazeres domésticos e atividades físicas por exemplo.

Mas existem muitas outras vantagens que podemos listar, vamos conferir?

1. Conteúdo de qualidade

O podcast é uma opção eficiente de se conectar com seu público de forma criativa e diferenciada, entregando conteúdo de qualidade.

2. Estar sempre antenado

Com os conteúdos de áudio, sua empresa pode aproveitar para manter seus ouvintes sempre por dentro do que acontece no mercado da sua área de atuação.

3. Participação de pessoas influentes

Para ter um conteúdo ainda mais rico, você pode entrevistas outros profissionais e influenciadores relevantes, gerando ótimos debates. Assim a sua marca ganha ainda mais relevância, pois está se posicionando autoridade em determinado assunto.

4. Baixo Investimento

Como já dissemos no começo desse artigo, comparando com demais publicidades é uma forma de divulgação mais em conta para se investir. Para gravação dos conteúdos basta você ter um local com uma boa acústica, microfones e um software de edição e publicação.

5. Destaque e personalize sua marca

Você pode usar esse formato de áudio marketing para destacar o branding da sua empresa, já que quando começa a alcançar resultado com a audiência engajada, é possível que o apresentador consiga ter mais tempo e espaço para falar sobre o produto ou sobre a própria a empresa, trazendo personalidade ao canal.

E você, já pensou em produzir este tipo de conteúdo para sua empresa? Não fique de fora das novidades deste nova rede social que só tem a evoluir, já que o crescimento de podcasts e o consumo no Brasil tem destaque em todo o mundo! Gostaria de avaliar quais são as melhores estratégias para evidenciar sua marca ou seus produtos com essa estratégia? Conte com a nossa equipe para dar um UP! Entre em contato conosco clicando aqui.

Fontes:
https://endeavor.org.br
https://guiademarketing.com.br
https://www.meioemensagem.com.br
https://www.mundodomarketing.com.br