Trabalho há 17 anos com criação e design. Em toda minha trajetória, nunca conheci ninguém da área que não falasse sobre TRABALHAR SOB PRESSÃO. Sim, sabemos que todas as áreas tem um pouco disso, mas hoje quero falar especificamente de PRESSÃO NA ÁREA DE CRIAÇÃO DA PUBLICIDADE.

O que os profissionais de criação encontram hoje é o seguinte cenário: clientes extremamente exigentes, prazos cada vez mais curtos e uma série de fatores que distraem a sua atenção.
TRABALHAR SOB PRESSÃO faz parte do nosso dia a dia, isso é fato, a parte boa é que é possível conviver com ela sem que ela afete você.

Mas você sabe por que as coisas mudaram tanto de gerações anteriores até os dias atuais? A era digital faz com que tudo corra em uma velocidade incrível, muito além da capacidade de ação das pessoas. Lembre na época de nossos pais e avós onde tudo era feito por fax e por correio. Quando a internet chegou, ela era algo completamente inacessível, apenas para pessoas muito ricas.

Hoje temos 1,59 bilhões de pessoas no facebook e 900 milhões de pessoas no whatsapp, atingindo um fluxo de informações com fotos, vídeos, áudios e mensagens em volumes imensuráveis. Antes o que tinha horário para acontecer, por exemplo, abrir seu e-mail na parte da manhã e depois no meio da tarde, hoje apita em seu smathphone o tempo todo, junto com todas as outras notificações do seu celular. Sendo assim, o profissional perde foco, o tempo diminui produtivamente e a cobrança dos clientes aumenta, como em uma equação matemática.

Por um lado, tudo ficou mais fácil de se resolver, mas de outro, a qualidade de vida piorou bastante. Entre uma garfada e outra no almoço, pessoas navegam incessantemente pelas redes sociais e se esquecem de si mesmas, vivendo a era dos zumbis virtuais.
Então se você quer ser produtivo de verdade, a parte que lhe cabe neste processo de ALIVIAR A PRESSÃO é: FOCO! Você PRECISA DE VERDADE, desligar seu celular e fechar todas as páginas da web e do seu e-mail que estejam abertas. Se alguém te ligar, também não atenda! Retorne no final do dia quando finalizar seus trabalhos.

Uma dica é: TRABALHE COM MÚSICA. Eu particularmente adoro! Neste caso, um bom fone de ouvido resolve bem. Agora, se você precisa de concentração, compre um tampão de ouvido mesmo rs, ou mude de lugar se possível, para ficar mais tranquilo. Você vai perceber que quando se distrai menos, você PRODUZ MAIS. E parece mágica, sério! Pode até ser que você não precise trabalhar tantas horas como tem trabalhado e consiga até negociar com seu gestor horários mais flexíveis de trabalho.

Agora, sobre os outros dois pontos, que não dependem exclusivamente de você, bom, segue minha opinião:

Clientes extremamente exigentes, todos são, pelo menos no caso da minha agência é assim. Se eu sou uma pessoa exigente, é natural que atraia pessoas na mesma sintonia, eu acredito. Mas o atendimento da agência deve traçar uma estratégia para lidar com cada um de seus clientes, tendo sempre em vista o bom relacionamento e a satisfação de ambas as partes, agência e cliente. NEGOCIE sempre! Essa é a palavra-chave.

Agora, sobre os prazos cada vez mais curtos, isso se resolve com PLANEJAMENTO. Um bom planejador, que sabe montar as estratégias corretas para sua empresa, pode ajudá-lo a SUAVIZAR esses impactos de “sangria desatada” de “preciso pra ontem”. Experimente mostrar todo o processo para este cliente. Tenho certeza que ele vai entender.
E você conseguiu FOCAR neste artigo? Achou que ele faz sentido? Tenta se concentrar e depois me conta? Tenho muito interesse em saber, afinal, eu tentei isso para mim e deu muito certo. Já que estou aqui para compartilhar experiência com vocês, acredito que será extremamente importante termos esta troca. 

Deixe seu comentário aí 😉

Renata Paz
CEO e Diretora de Criação / Planejamento da MegUp Propaganda

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes e Especializada em Psicanálise voltada para Marketing, reúne mais de 20 anos de experiência na área de Criação e Planejamento. 
Foi eleita como MELHOR PROFISSIONAL DE PLANEJAMENTO de 2015 e MELHOR DIRIGENTE DA INDÚSTRIA DA COMUNICAÇÃO em 2017 pelo Prêmio ABC da Comunicação e já soma 21 prêmios junto com sua equipe para sua agência, a MegUp Propaganda.