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Marketing Digital precisa de investimento

Marketing Digital precisa de investimento

Marketing Digital precisa de investimento! Você concorda com essa afirmação?

“Quem vive de orgânico é a Bela Gil”

Marketing Digital precisa de investimento já que a busca orgânica é extremamente difícil

Com certeza você já deve ter ouvido esta frase em algum momento (Bela Gil é Chef de Cozinha Natural, apresentadora do programa televisivo Bela Cozinha, da emissora GNT, e apresentadora do Canal da Bela do Youtube, que prega pela alimentação consciente e saudável com qualidade). Este é um meme muito utilizado nas redes sociais até hoje para mostrar que marketing digital precisa de investimento já que as company pages dificilmente conseguirão presença digital apenas com divulgação orgânica.

Cada vez mais as empresas têm se deparado com menos curtidas, comentários e compartilhamentos em suas redes sociais, e nem sempre aparecem na primeira página do Google. E porque isso acontece? As fanpages do Facebook, as contas comerciais do Instagram e company pages do LinkedIn, por exemplo, tem quase zero de alcance orgânico e com isso tem cada vez menos pessoas sendo atingidas pelas postagens.

Com o aumento de usuários nas redes sociais (ultrapassando a casa dos 2,5 milhões) essa queda acontece porque a disputa por atenção por parte das empresas está cada vez mais acirrada. Para evitar uma fuga de usuários por um bombardeio de informações, o Facebook por exemplo, através de seu algoritmo promove uma espécie de curadoria de conteúdo para filtrar o que o usuário recebe em sua timeline.

Em uma primeira análise, esse cenário parece entender que os posts patrocinados são a única saída para o engajamento. Para muitos, isso significa o fim do alcance orgânico, mas isso nada mais é do que a busca para melhorar cada vez mais a experiência do usuário e aumentar sua rentabilidade, já que quase a toda receita das mídias sociais vem de anúncios.

E no caso do Google? Para atrair tráfego orgânico sem precisar investir em anúncios e conseguir um bom ranqueamento para aparecer nas primeiras páginas você precisa contar com investimento em SEO. As ações de SEO (Search Engine Optimization), como a própria tradução já sugere é um conjunto de técnicas de programação e otimização para um site, que influenciam os algoritmos dos buscadores, definindo o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada. Então quando você faz uma pesquisa no Google, alguns resultados aparecem em destaque como anúncio (empresas que fazem divulgação no Google Ads) e os demais são resultados orgânicos. E se aqueles sites estão ali, tenha certeza que um bom trabalho de SEO foi desenvolvido.

O Brasil é a terceira nação que passa mais tempo na internet. Dos 204 milhões de brasileiros, 54% são usuários ativos de internet e estes costumam passar 3h47 do dia navegando com esses números tão expressivos você deve estar se perguntando: Então porque marketing digital precisa de investimento?

Investir em marketing digital não é uma tarefa simples, pois muitas estratégias e objetivos devem ser bem definidos antes mesmo de dar início ao projeto. Se você é uma empresa que ainda não possui presença digital você deve estar ciente que este resultado demora um pouco para gerar seus primeiros frutos e que você precisará contar com mídia paga em algum momento, mesmo que não sejam grandes valores de investimento, mas que bem aplicados poderão trazer muito retorno. Existem uma série de benefícios que você pode receber, além de colher os tão sonhados resultados, são eles:

Mensurar resultados em tempo real

Os anúncios tanto de redes sociais, quanto de Google Ads trazem essa particularidade de mensurar resultados em tempo real. Portanto, se alguma ação de marketing com anúncios ou posts patrocinados não gerou muitos cliques, você poderá imediatamente rever sua estratégia e tentar um plano B.  Isso te ajuda a economizar e personalizar suas ações.

Quem não é visto, não é lembrado

O melhor momento para você começar a investir é AGORA! Tenha certeza que um de seus concorrentes já deve ter saído na sua frente, isso porque as estratégias voltadas para a promoção de uma empresa na internet têm se tornando algo cada vez mais essencial para negócios que desejam atrair mais clientes e, consequentemente, vendas.

Geração de conteúdos

Conteúdo é REI! Isso sempre! Pessoas buscam por informações o tempo todo, então se você puder sempre compartilhar conteúdos ricos que sejam relevantes para sua persona isso lhe ajudará a ter mais relevância no Google. Escrever sobre dores, dificuldades e objetivos da sua persona também poderá contribuir para que esses conteúdos funcionem como ferramenta de vendas e consequentemente isso lhe trará visitantes de busca orgânica.

Um caminho mais sustentável e econômico

O Marketing Digital é de longe um caminho mais sustentável e econômico para alcançar resultados. Qualquer propaganda que for feita em mídias off-line sua empresa terá que investir em veiculação e impressão (no caso da divulgação OOH, Revista ou Jornal, por exemplo) e a mensuração desses meios é muito mais difícil de controlar, pois eles atingem um público de massa. Imagine que essa verba pode ser investida em marketing digital para públicos segmentados criando conteúdos e materiais que serão utilizados por muito mais tempo com a facilidade da mensuração em tempo real, como já comentamos no primeiro tópico.

Atualmente, todos os perfis de clientes e compradores já estão na internet e isso já é um ponto decisivo para ser levado em consideração. O que irá nortear todo o resultado de suas campanhas de marketing digital é a estratégia, que nunca deve ser feita neste meio para um público de massa. Lembre-se:

“Quem tudo quer, nada tem”

E você, concorda conosco que Marketing Digital precisa de investimento? Se tudo o que comentamos hoje fez sentido para você, não esqueça de deixar o seu comentário. E caso sua empresa esteja precisando de um UP na sua divulgação, conte com nossa equipe para analisar e aplicar as melhores estratégias! Chama no zap e vamos marcar uma call 😉

Renata Paz
Renata Paz

CEO e Diretora de Criação

Renata Paz, CEO e Diretora de Criação / Planejamento da MegUp Propaganda. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes e Especializada em Psicanálise voltada para Marketing, reúne mais de 20 anos de experiência. Premiada em 2015 como Melhor Profissional de Planejamento, em 2017 como Melhor Dirigente da Indústria de Comunicação e homenageada como Melhor Empresária de Comunicação em 2019, conquistou mais de 26 prêmios em diversas categorias com sua equipe pelo Prêmio ABC da Comunicação.