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Marketing Offline ainda vale a pena?

Marketing Offline ainda vale a pena?

Marketing Offline ainda vale a pena? Essa é a pergunta que não quer calar…
Com o aumento exponencial do acesso à internet nos últimos anos e principalmente depois da pandemia em 2020, como ficaram os demais meios de comunicação offline? Será que ainda são eficazes? As empresas ainda investem nisso? Quer saber mais sobre o assunto? Então continue conosco…

O que é Marketing Offline?

O Marketing Offline engloba uma série de ações de divulgação fora do universo digital, ou seja, publicidade e propaganda em televisão, rádio, revistas, outdoor, mídia OOH, entre outros.

Este modelo de marketing é feito sempre para um público de massa, justamente pelo seu grande volume de visualizações e apesar de não ficar em um nicho específico, costuma ser bem efetivo e atingir seus objetivos, já que ao divulgar produtos e serviços até para um público que não seja o seu, acaba por consolidar a divulgação de sua marca de forma institucional. 

Como está o mercado para o Marketing Offline?

Em 2020, a televisão reforçou seu papel de unir as pessoas dentro de casa em um ano de isolamento social. A Sky, realizou uma pesquisa com seus assinantes em que 48% indicaram aumento de 1 para 5 horas no consumo diário de TV paga. Mais do que uma forma de entretenimento em casa, a TV exerce um papel fundamental de fonte de informação: 47% buscam por canais de notícias para ter informação segura e confiável.

Neste cenário, a publicidade na televisão enfrentou altos e baixos. De acordo com a Kantar, enquanto empresas de setores como venda de ingressos, turismo, bares e casas noturnas reduziram seus anúncios, o mercado farmacêutico, e-commerces e serviços como delivery e transportes privados nunca estiveram tão aquecidos. Mas, independentemente do setor, é inquestionável que a mídia offline conquistou ainda mais valor como meio para comunicação com os consumidores.

Pequenas e médias empresas conseguem investir em Marketing Offline?

Há uma triste crença de que o marketing adequado só é possível para grandes corporações, com orçamentos e departamentos enormes, mas nada poderia estar mais longe da verdade.

O Marketing Offline não é somente para grandes empresas. Negócios locais e regionais, sejam de pequeno ou médio porte, devem apostar nesse tipo de divulgação. Pequenos negócios locais podem distribuir flyers na região para divulgação de produtos e serviços. Empresas de médio porte podem divulgar sua marca em outdoors ou através de spots de rádio em emissoras locais.

Emissoras de televisão com sinais regionais também oferecem uma série de opções que valem a pena serem analisadas no plano de mídia.

A área de feiras e eventos, merchandising no PDV e ações de Live Marketing podem trazer grandes resultados também.

Marketing Offline ou Online?

Um estudo produzido pelo IAB Brasil, em parceria com a Nielsen, aponta que os anunciantes migrarão ainda mais esforços de marketing para o meio digital. Segundo o levantamento, 45% dos anunciantes e agências pretendem aumentar seus aportes em publicidade digital em 2021. Para 46% dos anunciantes, os investimentos nos canais digitais tiveram maior importância do que o offline em 2020.

Em relação aos formatos, as principais apostas de aumento de investimento, em 2021, serão em streaming de áudio e podcasts, native (anúncios que aparecem no formato de ‘conteúdo recomendado’ em sites de notícias e redes sociais) e ferramentas de busca.

A grande questão aqui é sempre o valor de investimento. Os custos para o Marketing Offline costuma ser 62% maior que o marketing online e também existe uma dificuldade maior em medir o retorno sobre o investimento, já que é uma tarefa quase impossível saber quantos clientes compraram o seu produto porque assistiram uma propaganda na televisão ou viram seu anúncio em uma revista.

Então devo escolher pelo Marketing Online?

Estamos sim na era digital, mas nossa dica é:

Por que não aliar o tradicional ao novo? Acredite, esta pode ser a melhor estratégia para o seu negócio, misturar Marketing Offline e Online já que ambos se complementam.

É importante traçar sempre um estudo preliminar levantando dados importantes sobre mercado, público-alvo e montar um plano de mídia tentando diversificar ao máximo essas ações, montando assim um Mix de Marketing. O Mix de Marketing e sua efetividade na busca de resultados é hoje o melhor caminho para qualquer empresa quando o assunto é divulgação! Nem sempre é apenas uma ação de marketing que funciona para uma empresa, mas sim a combinação de diversas ações que chamamos de Mix de Marketing e sua efetividade na busca de resultados.

De qualquer maneira, lembre-se que os modelos tradicionais de divulgação offline que fizeram sucesso durante muitos anos, até hoje são efetivos e podem ser renovados, reinventados e considerados em sua estratégia.  

O marketing offline ainda vale a pena? Sim, vale! E você, concorda com a gente? Deixe seu comentário 😉

Fontes:
Meio e Mensagem
Economia UOL

Renata Paz
Renata Paz

CEO e Diretora de Criação

Renata Paz, CEO e Diretora de Criação / Planejamento da MegUp Propaganda. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes e Especializada em Psicanálise voltada para Marketing, reúne mais de 20 anos de experiência. Premiada em 2015 como Melhor Profissional de Planejamento, em 2017 como Melhor Dirigente da Indústria de Comunicação e homenageada como Melhor Empresária de Comunicação em 2019, conquistou mais de 26 prêmios em diversas categorias com sua equipe pelo Prêmio ABC da Comunicação.