Conteúdo de Qualidade de Publicidade, Propaganda e Marketing :)

Música ajuda na produtividade?

Música ajuda na produtividade?

Tempo de leitura: 5 minutos 

Em tempos de isolamento social, muitos reclamam do tédio e da rotina sem mudanças. Quando passamos muito tempo em casa, é difícil direcionar a concentração para o que realmente importa, certo?

Se você está com dificuldade em se organizar nesse período de quarentena e quer manter-se produtivo, a música pode te ajudar nisso! Entende melhor a seguir.

O barulho é inimigo da produtividade

Existem dois motivos que criam estresse no trabalho e reduzem a produtividade: tédio e barulho. Isso pode parecer trivial, mas esses motivos podem afetar diretamente os nossos resultados e o desempenho.

Quando falamos em barulho, a lista é imensa: carros na rua, buzinas, a campainha ou o telefone tocando, TV ligada, pessoas conversando, seu filho brincando, entre outros! Com tantos “gatilhos” para se distrair, algumas tarefas que exigem extrema atenção e concentração podem ser um desafio ainda maior.

Ao ouvir uma música calma, em um volume não muito alto, ela pode ajudar a desviar seu estresse do problema em questão e permitir que você tenha uma visão geral. Isso está de acordo com a pesquisa da Dra. Teresa Lesiuk, da Universidade de Windsor, no Canadá. O estudo afirma que a música produz mudanças emocionais positivas e melhora a percepção no trabalho. 

Memória, ambiente de trabalho e suas atitudes

Conforme a fonte citada anteriormente, tudo ocorre no subconsciente. A música de que você gosta e com a qual está familiarizado pode trazer experiências positivas do passado e ajudá-lo a se sentir bem no trabalho. Quem já melhorou o humor simplesmente por ouvir sua banda favorita?

A música pode causar um estado de contemplação, como um tipo de meditação, e libertar a pessoa do “ruído”, para que possa reter melhor as informações. Com isso, as circunstâncias são melhor avaliadas e as atitudes naturalmente podem ser mais bem pensadas e executadas. 

Dica extra: Descansar também te ajuda a ser produtivo!

Certamente, manter o foco e reduzir a ansiedade é uma tarefa diária. Para quem se manteve no home office com a mesma carga horária que era antes, junto com os afazeres domésticos e cuidados com os filhos, dificilmente sua produtividade ficaria intacta.

Com tudo isso, você tem conseguido descansar? Se a resposta foi não, saiba que a música também te ajuda a relaxar. A falta de uma “pausa” pode prejudicar a sua saúde física e mental, então que tal dar o “play” nas suas playlists favoritas e respirar um pouco?

Para finalizar, lançamos um dever de casa: Separe suas músicas em playlists específicas, ou navegue nas milhares de playlists prontas nas plataformas de streaming de música, como o Spotify, Deezer,YouTube Music, etc. A cada momento existirá um som mais indicado, salve cada pasta em sua biblioteca e aproveite!

Comente aqui se você já usava essa técnica de produtividade e foco, ou mesmo somente usava as músicas para relaxar?

Naila Galera
Naila Galera

Equipe de Conteúdo

Graduanda no curso de Bacharel em Marketing é responsável pela área de criação de conteúdo, desenvolve campanhas de inbound e marketing digital juntamente com a equipe da agência desenvolvendo textos de Redes Sociais, Blogs e Sites para grandes clientes.