Você sabe o que é marketing de permissão e quais as vantagens dessa estratégia para os negócios?

É um fato que a globalização digital gera uma sobrecarga de informações nas pessoas. Na internet temos acesso a diversos conteúdos o tempo todo. Há uma enxurrada de informações prontas para serem consumidas, no entanto, não é sempre que o usuário deseja ou está apto para absorver o que está sendo oferecido.

A televisão é um bom exemplo disso, embora as campanhas sejam colocadas no ar por meio de programas ou comerciais de forma estratégica e de acordo com o público-alvo, o telespectador não escolheu, diretamente, consumir aquele conteúdo específico embora tenha sido uma opção dele assistir a TV.

Mesmo que a internet tenha bombardeado as pessoas com inúmeros conteúdos, inclusive com campanhas publicitárias, o marketing de permissão surgiu para trazer mais efetividade nas estratégias e impactar realmente aqueles que estão interessados no produto ou serviço.

Entenda o que é marketing de permissão

O marketing de permissão é um conjunto de ações que são direcionadas apenas ao público que autorizou a marca se comunicar com ele. Desse modo, as marcas possuem como objetivo atrair o usuário e conquistar o consentimento dele para assim estabelecer uma comunicação direta.

Quanto mais as pessoas eram bombardeadas com propagandas, mais o conceito ganhou força. Embora ainda haja publicidade para todos os lados, hoje em dia é possível segmentar o público com algumas ferramentas para tornar esse espaço entre consumidor e marca mais limitado.

Landing Pages, formulário de lojas, SMS, inscrição em clube de benefícios e vantagens são algumas das ferramentas usadas no marketing de permissão, uma vez que são recursos nos quais o público dispõe os próprios dados para receber conteúdos da marca.

Quais as vantagens do marketing de permissão?

Embora não seja um conceito recente para os profissionais de marketing, é sempre válido ressaltar as vantagens que essa estratégia oferece para os negócios.

Credibilidade

A partir do momento que a marca estabelece uma comunicação com o consumidor após ele ter permitido tal ação, o usuário passa a ter uma perspectiva de que seu espaço está sendo respeitado, bem como a privacidade.

Conteúdo segmentado

O marketing de permissão é uma maneira muito positiva de iniciar o relacionamento com o cliente pois mostra que a empresa está disposta a entregar conteúdo que seja relevante o público. Ao invés de produzir materiais abrangentes, a estratégia foca totalmente em quem demonstrou interesse pelo produto ou serviço.

Conversão

Como as campanhas são segmentadas e as pessoas que as recebem já demonstraram interesse pela marca, as chances de conversão são maiores. Pois, se uma pessoa assinou a newsletter da sua empresa, por exemplo, é porque ela tem interesse em receber o conteúdo, correto? Desse modo, é natural que as campanhas tenham melhores resultados.

Economia

O marketing de permissão possibilita uma relação recíproca com o consumidor, portanto, é mais provável que haja uma certa economia, pois a empresa conversará diretamente com o público, evitando assim uma comunicação dispersa.

Marketing de permissão e Inbound marketing 

Para colocar as ações de marketing de permissão em prática é preciso utilizar as estratégias de Inbound marketing, pois são conceitos que estão diretamente relacionados.

Podemos dizer, em linhas gerais, que o Inbound marketing é o conjunto de ações que baseia a criação de conteúdo para se comunicar de forma efetiva com o público-alvo e criar um relacionamento. Ou seja, essencialmente, o marketing de permissão não existe sem o Inbound marketing, pois os dois termos são sobre criar relacionamento e oferecer conteúdo de valor ao consumidor.

Agora que você sabe o que é marketing de permissão e quais as vantagens, que tal colocar essa estratégia em prática para conquistar cada vez mais os clientes que possuem interesse no seu negócio?

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