Conteúdo de Qualidade de Publicidade, Propaganda e Marketing :)

O que esperar das vendas de natal 2020?

O que esperar das vendas de natal 2020?

Tempo de leitura: 5 minutos

Ao analisar 2020 podemos afirmar que está sendo um ano e tanto, com diversas mudanças nas vidas de cada um e certamente em nossos mercados! Porém, a comemoração do dia 25 de dezembro não foi esquecida e ela conta com muito otimismo no Brasil. Continue o artigo para saber mais!

Em primeiro lugar, atualmente está cada vez mais difícil falar de Natal sem citar a Black Friday, certo? Em um ano em que o e-commerce teve um crescimento surpreendente, ambas as datas são muito relevantes e importantes para esvaziar os estoques, cobrir perdas e otimizar lucros. E ainda, o sucesso de uma ação pode vislumbrar o sucesso da outra!

Segundo o Canaltech, as vendas da Black Friday 2020 cresceram 25% em relação à reprodução do ano passado. Isso representa claramente que as compras virtuais não foram um impedimento para as pessoas utilizarem novembro para encontrarem preços acessíveis e fecharem bons negócios, e isso é uma tendência para o período natalino.

Um sinal disso é o dado da pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, de que apenas 15% das pessoas usam a Black Friday para comprar presentes natalinos ou produtos a serem usados no fim do ano. Basicamente, isso indica que as compras das datas citadas são diferentes, mas não concorrentes! Enquanto a primeira tende ao comércio de itens pessoais, a segunda visa a compra de presentes.

A partir do contexto em que nos encontramos, as lojas virtuais continuam sendo a principal e talvez única alternativa da maioria dos consumidores. Devido a quarentena e o reforçamento das medidas de isolamento por parte do Governo, isso se intensificará no Natal.

Mesmo distantes, as pessoas vão querer se conectar com quem geralmente tinham contato nos natais anteriores. Assim, o apelo emocional de levar alegria com o ato de presentear pessoas será muito usado.

Com praticamente 13% da população nacional tendo efetuado sua primeira compra online este ano, o “Natal do Novo Normal” ganhará novas estratégias, principalmente de comunicação digital, mas deve continuar com sua característica emotiva. A porcentagem citada está no estudo da Infobase e Interativa, uma das maiores integradoras de TI e negócios do Brasil, sobre as tendências de consumo na pandemia em nosso país.

Com uma visão global, neste segundo semestre a economia, de um modo geral, teve um relativo aumento, como um pequeno fôlego! Além disso, aqui no Brasil os benefícios como o saque do FGTS, Auxílio Emergencial e o 13º salário trarão uma maior confiança dos consumidores!

Esperamos que você tenha se atualizado com as expectativas do natal deste ano. E não deixe de comentar o que achou deste artigo!

Naila Galera
Naila Galera

Equipe de Conteúdo

Graduanda no curso de Bacharel em Marketing é responsável pela área de criação de conteúdo, desenvolve campanhas de inbound e marketing digital juntamente com a equipe da agência desenvolvendo textos de Redes Sociais, Blogs e Sites para grandes clientes.