Conteúdo de Qualidade de Publicidade, Propaganda e Marketing :)

O que esperar no mercado em 2021?

O que esperar no mercado em 2021?

Independentemente de todo o caos em 2020, o mercado passou por mudanças profundas e ganhou novas faces, nichos, produtos e setores, principalmente na forma digital!

Áreas da economia que antes não estavam (tão) dispostas a sucumbir à digitalização, viram nela a única maneira de sobreviver. E muitas dessas diversas transformações que surgiram para atender as várias exigências e desafios, em um curto espaço de tempo, vieram para ficar em 2021.

Quer saber mais sobre as expectativas mercadológicas deste novo ano? Confira a seguir!

Um passo essencial de um bom líder em 2021 será a interação total aos sistemas digitais. A partir de uma distância social que surpreendeu a todos, este novo ano certamente inclui a dedicação às lives, videoconferências, softwares de gestão e todos as vias do trabalho remoto.

De acordo com países que já retomaram suas atividades, a tendência mundial é a de incentivos. Pensando nisso, os planejamentos devem se orientar pela motivação de equipes e programas com ênfase ao reconhecimento do seu principal ativo: seu time e parceiros!

Segundo a Secretaria de Política Econômica (SPE), o Ministério da Economia acredita que o crescimento econômico deste ano ficará acima de 3%. Após diversas empresas terem que demitir colaboradores e muitas outras adiarem a contratação de novos funcionários, porcentagens como a relatada indicam otimismo para o mercado financeiro e ânimo para planejar-se pensando grande!

Outro fator de destaque, que deve estar na agenda anual será a estratégia de acolhimento na volta de pessoas aos negócios, como a recuperação de clientes e parceiros que foram afastados.

Claramente será necessário uma revisão de metas e indicadores de desempenho, devido as baixas deste ano que se passou. Deve-se reforçar a motivação e afeto, com uma comunicação efetiva para cada geração que engloba sua equipe (millenials, boomers, geração x, etc.). O foco é o reforço dos vínculos e na confiança de futuro, com foco em quem esteve ao seu lado durante a crise.

E ainda, na definição de objetivos, táticas, métodos de controle e manutenção deste ano, lembre-se de incluir um envolvimento de todas as áreas, e não apenas a área comercial!

Já aplicava alguma dessas dicas em seu planejamento anual? Conte aqui nos comentários e conta pra gente o que você achou do artigo!

Caique Morais
Caique Morais

Analista de Marketing Digital

Bacharel em Publicidade e Propaganda com mais de 5 anos de experiência, foi indicado como Melhor Profissional de Marketing Digital em 2018 e premiado como Melhor Profissional de Planejamento Digital em 2019 pelo Prêmio ABC da Comunicação. Responsável pela área de Marketing Digital montando sempre as melhores estratégias para nossos clientes. Larga experiência como Designer Gráfico elaborando peças criativas para campanhas publicitárias e grande destaque na área de audiovisual desenvolvendo conteúdos de altíssima qualidade e inovação.