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Por que sua marca tem que ter um diferencial?

Por que sua marca tem que ter um diferencial?

Por que sua marca tem que ter um diferencial? Você já ouviu dizer que tudo que é diferente chama a atenção e se destaca? A MegUp usou muito tempo esse mote de campanha para si mesma “Tudo que é diferente se destaca” por que acreditamos muito nisso realmente. Falar em diferencial é algo extremamente importante quando falamos de pessoas e principalmente de marcas.

Um tempo atrás publicamos um artigo de blog que falava um pouco sobre “Como se diferenciar da concorrência?” (dá uma lida lá depois 😉 e o que queremos dizer lá é que você não precisa olhar o que a concorrência faz o tempo todo, como a velha história da…

“Grama do vizinho que é mais verde”

…e sim se concentrar na sua essência, perceber primeiramente quem é você, e trazer um pouco de tudo que você acredita, seus valores para que a sua marca também assuma uma personalidade como se fosse uma pessoa. Concorda que toda pessoa nesse mundo é única? O mesmo deve acontecer com a sua empresa, com a sua marca.

Por que o consumidor deve comprar o seu pão sovado e não o pão sovado do seu concorrente? É importante sim você saber o que o concorrente faz e sempre se perguntar depois:

“O que eu posso fazer melhor, que seja diferente de todo o mercado”?

O diferencial de uma farinha especial e orgânica? O processo de embalagem artesanal? A preocupação com a sustentabilidade? Certamente que as empresas que se preocupam com o quesito do planeta ganham muito mais credibilidade no mercado, então se você ainda não tem algo de diferente nosso conselho hoje é:

ENCONTRE O SEU DIFERENCIAL, PARA QUE VOCÊ POSSA SER ÚNICO!

O que a sua marca ou os seus produtos podem hoje fazer de melhor para as pessoas? Esse é o caminho que sempre orientamos os nossos clientes.

Esse posicionamento deve estar presente já desde o lançamento da marca, quando o branding estiver sendo pensado e trabalhado no logotipo, na forma de divulgação para abordar o público-alvo, no slogan, na identidade visual e tudo deve funcionar de forma sincronizada, como se estivesse contando uma história. Esse estudo será importante e primordial para que você sobreviva no mercado, mesmo em meio a uma crise.

Imagine agora o supermercado. Lá existem dezenas de milhares de produtos que brigam pela preferência do consumidor e somente um atributo tem poder para diferenciá-lo de outros: a marca. A questão de criar relevância (para o consumidor) se todo mundo se posiciona igual, é uma discussão do contexto do Branding porque é uma reflexão de posicionamento muito mais alinhada à cultura das organizações do que efetivamente oportunidade de mercado e essa pode ser a munição perfeita para vencer essa guerra.

Uma dica por onde começar é que certamente você já sabe quem é seu público-alvo. Mas você já sabe quais são as dores e dificuldades que eles passam? Já fez algum tipo de pesquisa para isso, ou já experimentou conversar com cada um deles no ponto de venda você que trabalha com varejo? Tenha em mente perguntas diretas para entender qual o tipo de experiência que seu cliente busca quando vai realizar uma compra. Lembre-se que sua empresa deverá fornecer soluções que supram a necessidade deles e não apenas oferecer aquilo que você acha necessário. Em outras palavras, entender e atender as necessidades do mercado é um diferencial competitivo.

O seu mercado de atuação está saturado? Então porque não oferecer algo exclusivo que ninguém ainda pensou? Vale uma pesquisa em outros mercados, de repente, ou referências internacionais. Escolher um nicho de mercado também pode ser uma boa estratégia, já que no marketing digital essa medida traz muito mais resultados. Com uma persona bem definida você consegue criar materiais exclusivos tendo a oportunidade de se tornar parte do estilo de vida de seu cliente em potencial. O importante é ter criatividade e encontrar no seu negócio detalhes que auxiliarão na promoção de histórias sobre sua marca nas mídias sociais, por exemplo.

E você, entendeu porque sua marca tem que ter um diferencial? Concorda conosco? A MegUp é especializada em desenvolver projetos de branding para nossos clientes, pesquisando, planejando e desenvolvendo estudos com muita criatividade para que nossos clientes ganhem destaque no mercado. Quer dar um UP? Entre em contato com nossa equipe pelo Whats.

MegUp. Be Strong and Never Give Up.

Renata Paz
Renata Paz

CEO e Diretora de Criação

Renata Paz, CEO e Diretora de Criação / Planejamento da MegUp Propaganda. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes e Especializada em Psicanálise voltada para Marketing, reúne mais de 20 anos de experiência. Premiada em 2015 como Melhor Profissional de Planejamento, em 2017 como Melhor Dirigente da Indústria de Comunicação e homenageada como Melhor Empresária de Comunicação em 2019, conquistou mais de 26 prêmios em diversas categorias com sua equipe pelo Prêmio ABC da Comunicação.