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Presença feminina na Publicidade e no Marketing

Presença feminina na Publicidade e no Marketing

O Dia Internacional da Mulher não surgiu como uma data mercadológica ou como uma simples homenagem às mulheres. A data surgiu entre o final do século XIX e início do século XX, nos Estados Unidos e na Europa.

A finalidade do movimento feminista na época, era pautado na luta por melhores condições de vida e de trabalho para as mulheres. Uma situação tão importante e atual, mesmo atualmente.

Porém, foi em 08 de março de 1917 que aconteceu uma das maiores manifestações de trabalhadoras até então. Na ocasião, mulheres russas começaram a reivindicar melhores condições de vida, de trabalho e também pela entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Essa data se tornou emblemática e, em 1970, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 08 de março como Dia Internacional da Mulher, como uma maneira de lembrar e alertar a população sobre as conquistas políticas, sociais, econômicas das mulheres em todo o mundo. 

Até os dias de hoje, as mulheres lutam pelos seus direitos. A desigualdade de gêneros é muito grande em todos os sentidos. Menos oportunidades, discriminação, salários menores e assédios, lideram essa lista.

Segundo o portal Meio e Mensagem, nos últimos 3 anos ainda que lentamente, cresceu o número de mulheres nas áreas de criação das grandes agências brasileiras, considerando vice-presidentes, diretoras de criação, redatoras e diretoras de arte.

E apesar da melhora na presença de criativas na liderança, de 6% para 14% o índice está longe do ideal. Profissionais e agências têm se mobilizado para formar criativas em estágio inicial de carreira, assim como promover mulheres a cargos diretivos.

Os números crescem, mas a desigualdade com as mulheres ainda é uma realidade!

Quando o assunto é Marketing Digital as mulheres se saem muito bem no mercado já que podem usar a sensibilidade a seu favor, identificando que tipo de abordagem é a mais adequada para atingir o consumidor.

A era digital teve seu start com a geração Millenium, no fim do século XX e teve os homens como grandes protagonistas dessa fase. Mesmo assim mulheres procuraram e ainda buscam seu espaço neste mercado.

A característica que mais merece destaque pelas mulheres como um diferencial é a capacidade de fazer diferentes coisas simultaneamente. Mulheres são multitarefas, conseguem lidar com vários assuntos ao mesmo tempo e tem uma capacidade de pensar de forma ampla, sempre analisando as consequências.

Aqui na MegUp a agência é liderada por duas mulheres. A CEO e Diretora de Criação Renata Paz e sua sócia, a CFO e Diretora Administrativa Nilda Bertoldo Ramalho. Além disso, 80% dos colaboradores hoje são mulheres de diferentes gerações.

“Acreditamos que ter uma empresa, é uma oportunidade única de fazer história. Não é algo somente pensando em negócios, sucesso ou faturamento. O que fazemos é sobre evoluir, contribuir para o mercado de uma forma única, fazendo a diferença e ajudando pessoas a crescerem de forma profissional e pessoal. A trajetória para uma mulher nunca é fácil. Eu comecei a agência do zero, sem nenhum cliente. Mas eu tive que respirar fundo, montar uma estratégia e ir à luta. Perdi as contas de quantas vezes eu errei, mas nunca tive medo de tentar”. Diz Renata Paz.

Já sua sócia Nilda que faz parte da geração Baby Boomer, que acompanhou tantas fases das mulheres ao longo desses anos, comemora as conquistas de forma geral:

“A luta pelos direitos da mulher na minha opinião valeu a pena. Hoje o mercado reconhece isso seja no âmbito profissional ou familiar. No meu caso, todos os desafios que enfrentei me trouxeram muitas experiências e conquistas. Apesar dos baixos índices de cargos, as mulheres tem uma grande representatividade e reconhecimento dos seus esforços, principalmente pela conquista de cargos de liderança. Hoje na agência emprego toda a minha experiência que adquiri em cargos de liderança e foco nos resultados, no planejamento e no cumprimento das obrigações visando manter a solidez da empresa no mercado”.

Já a Diretora de Arte, Mayara Calvi, conta um pouco sobre sua vitória, ela que fez tantas entrevistas quando estava prestes a se formar na faculdade no ano de 2015 e sem experiência nenhuma, teve muitas dificuldades até conseguir sua primeira oportunidade como estagiária:

“Ser mulher no mercado de marketing é desafiador, mas ao mesmo tempo é uma oportunidade de mostrar que podemos ter o destaque que merecemos. Trabalhar com criação é divertido em muitos momentos, mas muitas vezes as pessoas duvidam do nosso trabalho e somos desmerecidas e julgadas como “incapazes”.

Para mim, a palavra que define tudo isso é RESISTÊNCIA! As mulheres precisam ser fortes para resistir a todo e qualquer desafio e mostrar que suas ocupações são dignas, merecidas e devem ser valorizadas”. Conclui Mayara.

A Designer Thaynara Monteiro, premiada como Melhor Profissional de Design Digital pelo 8º Prêmio ABC da Comunicação, também encontrou muitos desafios em sua trajetória:

“Entrar no mercado de marketing foi desafiador. Hoje trabalho com uma equipe 80% feminina, mas nem sempre foi assim. Pesquisas mostram que mulheres em posição de liderança correspondem a apenas 16%, o que é uma diferença absurda. Mas, tudo está mudando aos poucos e as mulheres estão conseguindo mostrar cada vez mais que não nasceram para serem subordinadas!”

Todo dia da Mulher para nós é uma conquista! Nós temos que lutar sempre pelo nosso espaço! Mas nunca podemos esquecer que a valorização deve começar de dentro pra fora.

Nossa equipe deseja a todas as mulheres muita força, luz, sucesso e criatividade!!!

Feliz dia Internacional da Mulher!!!

Fontes:

Hotmart.com

Mundo do Marketing

Meio e Mensagem

Folha de S. Paulo

Época Negócios

Renata Paz
Renata Paz

CEO e Diretora de Criação

Renata Paz, CEO e Diretora de Criação / Planejamento da MegUp Propaganda. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes e Especializada em Psicanálise voltada para Marketing, reúne mais de 20 anos de experiência. Premiada em 2015 como Melhor Profissional de Planejamento, em 2017 como Melhor Dirigente da Indústria de Comunicação e homenageada como Melhor Empresária de Comunicação em 2019, conquistou mais de 26 prêmios em diversas categorias com sua equipe pelo Prêmio ABC da Comunicação.