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Quais são os pilares da Gestão de Pessoas?

Quais são os pilares da Gestão de Pessoas?

Quais são os pilares da Gestão de Pessoas? Sempre achei que ser Gestor é uma arte, algo que nasce com cada um, mas ao longo dos anos em minha experiência corporativa compreendi que todas as pessoas que quiserem se tornar um bom Gestor, podem estudar, se preparar e conseguir desempenhar este papel. E a vivência com a equipe muitas vezes pode ser uma escola muito mais ativa e proveitosa do que uma pós-graduação ou um MBA por exemplo. O que vale mesmo antes de tudo é entender que você está lidando com pessoas.

Todo Gestor precisa aprimorar suas habilidades em liderança, capacidade de interagir com diferentes tipos de personalidades, compreender os direitos do trabalho, motivar seus colaboradores com intuito de retenção de talentos, organizar feedbacks construtivos e sempre individuais, atuar no desenvolvimento pessoal e profissional, e ter a capacidade de manter um julgamento justo e imparcial em sua tomada de decisões.

Ufa, quanta coisa né? Mas no final das contas tudo acaba ficando natural e automático quando falamos de rotinas. Mas de tudo que foi citado eu sempre digo que o “bom senso” é sempre o melhor caminho. Se alguma situação causou algum desconforto e pareceu não estar adequada, tente sempre buscar o caminho mais coerente.

Além disso, a Gestão de Pessoas não se trata apenas de trabalhar na satisfação e motivação de seus colaboradores, mas de criar uma estratégia completa que envolve toda a organização em busca do desenvolvimento, capacitação e humanização. Você sabe quais são os pilares da Gestão de Pessoas? Existem 5 pilares essenciais, conheça quais são eles:

Os 5 pilares da gestão de pessoas
  1. Motivação

A Motivação é sempre o primeiro pilar a ser levado com consideração na Gestão de Pessoas já que as empresas para funcionarem dependem do comprometimento de cada colaborador. Funcionários motivados produzem muito mais e tendem a permanecer muito mais tempo, reduzindo o turnover. Para que você mantenha sua equipe motivada é preciso que você se aproxime de cada um para entender quais são os planos e ideais de cada membro da equipe. O que é mais importante pra cada um deles? E tentar a partir desse feedback atuar de forma individualizada na questão de cada um sempre respeitando os limites e valores da organização. 

2. Comunicação

A comunicação é ponto focal para que exista um processo natural de integração entre os membros da equipe. A comunicação integrada fará com que as informações estejam sempre disponíveis para todos, seja através de uma reunião presencial, online ou um sistema. Por isso é sempre importante que o Gestor incentive o diálogo, o bom relacionamento interpessoal mostrando estar sempre próximo como mais um membro da equipe, tentando afastar sentimentos de receios e falta de confiança.

3. Trabalho em equipe

“Ninguém consegue NADA sozinho”

“Duas cabeças pensam melhor do que uma”

Eu gosto muito dessa frase. Ela é muito verdadeira. Um Gestor sempre deve aprender a delegar tarefas e fazer com que todos participem ativamente da construção de todos os projetos. Isso deve ser encarado como um desafio em comum entre todos para que juntos se orgulhem de todo o trabalho desenvolvido. Isso também vai de encontro ao pilar de Motivação no ambiente organizacional.

4. Conhecimento e competência

Sua equipe tem conhecimento e competência na área de atuação? Neste momento de avaliação o Gestor deve sempre se mostrar atento nas avaliações do desenvolvimento e gestão de tempo dos trabalhos. Caso algum da equipe se mostre ineficaz, mas seja um potencial colaborador, é interessante avaliar forma de qualificar e treinar este membro para que ele tenha oportunidade de crescer assim como todos os outros.

5. Treinamento e Desenvolvimento

O Treinamento e o Desenvolvimento dos profissionais de sua equipe devem ser constantes. Na reunião de feedback também é importante você avaliar os pontos de dificuldades e desafios que cada colaborador está enfrentando para que você possa direcionar cada um deles. Essas práticas podem acontecer com pessoas da mesma área ou com empresas especializadas em cursos profissionalizantes.

Quais são os pilares da Gestão de Pessoas? Uma equipe unida e motivada é um deles!

Conheceu quais são os pilares da Gestão de Pessoas? Você costuma praticá-los em seu dia a dia como Gestor? Nós esperamos que sim e se ainda não, nunca é tarde para aprender e implementar. Pra finalizar separamos algumas frases que achamos muito pertinentes para esta função:

“Ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” (Carl Jung)

“O verdadeiro líder não forma seguidores, forma outros líderes” (Cortella)

“Se você não sabe para onde vai todos os caminhos o levam para lugar nenhum” (Henry Kissinger)

“O segredo dos bons resultados de uma empresa está na eficiência da gestão”

Gostou do nosso artigo de hoje? Não esqueça de deixar o seu comentário  E se quiser compartilhar suas experiências conosco manda um zap!

Renata Paz
Renata Paz

CEO e Diretora de Criação

Renata Paz, CEO e Diretora de Criação / Planejamento da MegUp Propaganda. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes e Especializada em Psicanálise voltada para Marketing, reúne mais de 20 anos de experiência. Premiada em 2015 como Melhor Profissional de Planejamento, em 2017 como Melhor Dirigente da Indústria de Comunicação e homenageada como Melhor Empresária de Comunicação em 2019, conquistou mais de 26 prêmios em diversas categorias com sua equipe pelo Prêmio ABC da Comunicação.