Pontos cruciais para se ter sucesso em redes sociais

Todo lead qualificado ou novo cliente sempre procura uma agência porque já está em uma situação bem difícil. Os clientes não retornaram, alguns começaram a comprar no concorrente, o telefone parou de tocar e de repente aquela empresa que NUNCA precisou de divulgação começou a buscar respostas sobre esta mudança em seu cenário. Os tempos mudaram, o mercado mudou e quem não se atualizar infelizmente vai ficar pra trás.

Vamos fazer um comparativo sobre este momento difícil do cliente? Eu entendo que quando ele busca uma agência é a mesma situação de quando ele precisa ir ao dentista. Você não gosta de ir porque sabe que vai gastar, que vai doer e que vai demorar, mas você sabe que é necessário. Aliás, me desculpem a comparação queridos clientes dentistas e bucomaxilos, inclusive vocês têm nosso respeito e admiração sempre, mas é que até hoje não conheci ninguém que gostasse de ir fazer uma limpeza de tártaro, acabar com uma cárie, fazer um canal ou uma cirurgia ortognática rsss

Mas o que essas pessoas que nos procuram para fazer divulgação de sua marca, produtos ou serviços não sabem (e nem são obrigadas a saber) é que marketing dá retorno sim, mas o processo para cada um não tem uma receita de bolo. O que pode dar certo para uma escola, pode não dar certo para sua concorrente que fica no mesmo bairro. E devemos lembrar que temos retornos de curto, médio e longo prazo.

Vamos aos nossos exemplos então. Vamos supor que uma clínica de estética de grande porte com diversos produtos e serviços, nos procure para fazer uma divulgação online, com o objetivo principal de atrair clientes. Você entra em sua rede social e percebe que esse lead iniciou suas publicações a pouco tempo. Existem 4 publicações no Facebook e Instagram e 50 seguidores. Aí ele vai fazer a pergunta clássica: Quando terei retorno com as redes sociais?

Minha resposta será a seguinte:

Tudo vai depender dos seguintes fatores:

  • A verba de investimento que você tem disponível para os anúncios e posts patrocinados nas redes sociais;
  • Das dores, dificuldades e objetivos da sua persona;
  • Se você realmente está disposto a esperar 6 meses para traçarmos uma mensuração de ROI (retorno sobre o investimento);
  • Se você está disposto a criar uma nova identidade visual para se comunicar com os seguidores;
  • Se a sua equipe de atendimento e recepção está pronta para atender os interessados.

Ufa!

E olha que esses são apenas alguns pontos viu?

A verdade é que para quem está começando a realidade é bem difícil. É o mesmo que acontece quando abrimos uma empresa e o próprio SEBRAE nos posiciona que demora “X” meses para começarmos a ter lucro.

Marketing não é milagre, marketing é estratégia, pesquisa, planejamento, posicionamento, mensuração. E ele precisa de um tempo de maturação e de frequência.

Quando montamos um anúncio de Google Ads ou de Facebook por exemplo, sempre fazemos pelo menos 3 tipos de chamadas diferentes para descobrir qual deles vai atrair mais a atenção da persona. Nós chamamos isso de teste A/B. Ao ter esse retorno, que conseguimos mensurar de 7 a 14 dias, pausamos os que tiveram baixo número de impressões, cliques e alcance. E assim mês a mês vamos fazendo experimentos até ajustar o que realmente dá certo.

Mas voltando na história da clínica de estética, pode ser que ela dê muito certo no YouTube por exemplo. De repente podemos descobrir que o público-alvo dela são pessoas que adoram dicas de saúde e bem-estar e que várias profissionais que trabalham lá, adoram uma câmera. Mas pode ser que seu concorrente estoure no Instagram, porque tem uma clínica com vários ambientes lindos e agradáveis que ficam extremamente bonitos no feed e nos stories trazendo muitas curtidas, engajamentos e clientes.

Falar de resultados é algo extremamente complexo. O que você deve mesmo se preocupar é se a agência que você contratou tem um briefing condizente, estudou o seu mercado e se existe um esforço pela busca das melhores ideias e estratégias, mesmo quando você não estiver pensando nisso.

E como em qualquer profissão o lema é sempre fazer o nosso melhor e nunca desistir. Assim como na vida, somos feitos de erros e acertos. O que vale é a boa fé. E vou finalizar esse artigo com um pensamento que eu particularmente adoro:  

“Muitas pessoas sonham com o sucesso. Para mim, o sucesso somente pode ser atingido através de repetidos fracassos e da introspecção. De fato, o sucesso representa aquele 1% de seu trabalho que resulta exclusivamente dos 99% que são chamados de fracassos.”

(Solchiro Honda)