Marketing Interno: a mudança de dentro pra fora. Você também acredita nisso?
Então hoje vamos falar um pouco sobre a revolução que este tipo de marketing pode causar em uma empresa e como ele pode ser uma estratégia certeira para um posicionamento de marca incrível. Vamos em frente?
Sempre costumo dizer para todos que eu converso quando o assunto é marketing, que o principal cliente de uma empresa é seu colaborador. Vou explicar minha forma de pensamento…
Um colaborador feliz, motivado e engajado é responsável por mais produtividade, por buscar resultados, por vestir a camisa da empresa como se a empresa fosse dele mesmo, por divulgar a sua marca para todos que ele conhece de forma positiva, por atender bem o seu cliente gerando muito mais satisfação (e se lembrarmos que reter um cliente é ainda mais difícil do que conquistar um, esse também é um grande indicador de rentabilidade). Então, se uma empresa consegue focar primeiro em seus colaboradores, ela só tem a ganhar.
É muito importante que os valores da companhia estejam sempre bem definidos e que ela ofereça um espaço de trabalho estimulante implementando uma estrutura organizacional eficiente. Existem várias técnicas para colocar isso em prática. Tem uma frase que eu gosto muito particularmente:
“100% dos clientes são pessoas. 100% dos empregados são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”
(Simon Sinek)
Inclusive temos um artigo aqui no blog que já falamos sobre isso, confira clicando aqui.
O conceito de Marketing interno pode ser baseado no Marketing externo, a única coisa que vai mudar é o estudo do seu público-alvo, já que nem sempre o seu cliente interno, no caso, o seu colaborador, tem o mesmo perfil do cliente que você pretende vender seus produtos ou serviços. Isso pode envolver diferentes faixas etárias, gênero, classe social, mas é possível sempre chegar a um senso comum para que o ambiente corporativo seja agradável para todos. Se o marketing externo consegue encontrar um senso comum de comunicação para um público de massa, acredite, é possível fazer isso dentro de casa.
Então como criar um ambiente em que os integrantes da equipe sejam encorajados a manter o engajamento com a marca? Vamos pensar em uma equipe de vendas que por natureza já é movida a desafios. O que você gestor oferece para essa equipe além de um salário e comissão, por exemplo? Já pensou em criar estratégias de prêmios utilizando seus produtos, ou para os que atingirem a meta bonificações interessantes como jantares, viagens e até eletrodomésticos e eletroeletrônicos? Claro que isso deve ser estruturado de uma forma justa e clara para que o ambiente de competitividade seja saudável entre os participantes, mas acredite: isso poderá fazer toda a diferença no dia a dia dessa equipe!
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Se você puder usar seus próprios produtos e serviços isso será ainda mais vantajoso, criando um senso de metas e conquistas pela sua própria marca.
O resultado poderá ser uma transformação dos colaboradores em verdadeiros embaixadores da marca, o que tende a aprimorar suas taxas de sucesso. Afinal, quando trabalham alinhados à visão e aos valores da companhia, os profissionais têm maior facilidade em transmitir o sentimento de confiança aos consumidores, sendo ainda mais fácil de efetivarem uma venda.
Existem diferentes tipos de aplicação dessa abordagem e aqui falamos apenas de uma possibilidade. Para que você entenda melhor os anseios e objetivos de seus funcionários, vale investir em breves pesquisas de mercado, com perguntas objetivas e subjetivas. O departamento de recursos humanos certamente poderá ajudar, afinal, eles são os maiores incentivadores de retenção de talentos e de melhorias internas, por estarem sempre preocupados com a saúde e bem-estar das pessoas.
Se sua empresa ainda tem o fator agravante de ter grande turnover, vale ainda mais repensar nessas estratégias o quanto antes. As insatisfações dos membros das equipes estão ligadas a fatores internos ou externos? Mesmo que grande parte deles estejam passando por problemas pessoais, vale pensar em oferecer benefícios como a contratação de um psicólogo por exemplo, ou mesmo fornecer cursos de especialização caso identifiquem que alguns deles sentem necessidade de crescer e se especializar em outros assuntos.
Da mesma forma que um cliente precisa de boas experiências para se fidelizar, um colaborador tem que se sentir valorizado para que possa executar suas funções com excelência.
Por todos esses motivos nós reafirmamos aqui. Marketing interno: a mudança de dentro pra fora. Vamos parar e olhar pra dentro? Será mesmo que o problema está do lado de fora?
E esse artigo, fez algum sentido pra você? Se você precisa de uma força para implementar esse tipo de marketing na sua empresa, conte com a nossa equipe!
Nos vemos em breve hein?
Mais uma vez obrigada pela sua visita 😉