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Termos de Marketing Digital que você precisa conhecer

Termos de Marketing Digital que você precisa conhecer

Os termos de marketing digital que você precisa conhecer contam com termos em inglês, jargões e siglas que deixam todos em dúvida. Profissionais da área de publicidade, propaganda e marketing desde o seu ingresso na universidade, tiveram que se acostumar com cada um deles. Por vezes, até os mais experientes e antenados acabam ficando um pouco perdidos e pensando nisso, criamos este artigo de blog para te ajudar nesta jornada maravilhosa que é a área de comunicação social. Vamos nessa?

AIDA – Siglas das palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação, usado para direcionar os usuários para a conversão desejada.

Automação de Marketing – Ações de disparo de e-mail marketing com datas programadas de envio, utilizados dentro do Inbound Marketing para acelerar resultados.

Automação de Marketing

Conversão – Conversão de um lead em determinada ação de marketing digital : baixar um ebook, preencher um formulário, realizar uma compra, etc. 

CRM (Customer Relationship Management) – Sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes, para inclusão de informações diversas. Muito usado por equipe de vendas.

CRO (Conversion Rate Optimization) – Otimização de taxa de conversão desejada para o site da empresa.

CTA (Call-to-Action) – “chamada para ação”. Podem ser botões, banners ou mesmo textos com links.

EBook – Na tradução literal, é livro eletrônico. No contexto de marketing, é um material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. São mais densos que posts em blogs e devem explorar mais a fundo o tema proposto. 

Ebook

Edge Rank – Algoritmo do Facebook que determina a relevância de posts e quais aparecem – ou não – no feed de notícias do usuário.

Formulário de conversão – Campos que o visitante preenche em troca de algo (uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato com a empresa, etc).

Funil de vendas – Representação em pirâmide dos estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda. Costuma ser dividido em Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu). Esse é um dos termos de Marketing Digital que você precisa conhecer. Acompanhe nosso artigo falando sobre funil de vendas clicando aqui.

ToFu (Top of the funnel) Topo de Funil – estágio inicial de um Lead no processo de venda, ainda longe do momento da compra.

MoFu (Middle of the funnel) Meio de Funil – estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda.

BoFu (Bottom of the funnel) Fundo de Funil – estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo a se tornar um cliente, pronto para a compra.

Geração de Leads – Converter os visitantes do site da empresa em Leads.

Atração de Leads

Growth Hacker – Cargo totalmente focado em gerar crescimento rápido na aquisição de clientes. Envolve diferentes setores da empresa (marketing, produto, etc.) e testa diversos canais e meios para aumentar a base de clientes. Esse é um dos termos de marketing digital que você precisa conhecer. Growth hacking: O que é? O que faz? Onde vivem?

Inbound Marketing – Conhecido também como Marketing de Conteúdo, tem como intuito atrair potenciais clientes, através de conteúdos relevantes para o público-alvo em diversos canais: blog, conteúdos ricos, ebooks, e-mails marketing, etc. Esse é um dos termos de marketing digital que você precisa saber. Entenda como esse tipo de marketing pode revolucionar o seu negócio clicando aqui.

Inside Sales – Diferente das vendas tradicionais, é quando o vendedor faz a venda de dentro do escritório via telefone, Skype e outros meios de comunicação.

Landing Page – O termo (página de aterrisagem) pode representar qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do seu site ou específica para um tipo de conversão.

Lead – Pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente.

Lead Scoring – Algoritmo que determina uma pontuação para determinados perfis e comportamentos de um Lead, para analisar se ele Lead é qualificado ou não.

Links Patrocinados – São anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados (rede de Display).

Long tail keyword (palavras-chave da cauda longa) – Termos mais específicos e menos concorridos na busca orgânica e em leilões de palavras-chave de Links Patrocinados.

Nutrição de Leads – Técnica de automação de marketing para o envio de uma sequência de e-mails após um determinado evento, com o objetivo de conduzir o Lead pelo funil de venda e aproximá-lo do momento da compra.

Outbound Marketing – Seria o marketing tradicional, em que empresas usam publicidade para divulgar seus produtos e serviços aos consumidores.

Pagamento Social – Modalidade em que o usuário faz uma postagem em uma mídia social em troca de uma oferta. Isso ajuda a disseminar determinado conteúdo com mais rapidez.

Palavra-chave (ou Key Word)– Pode ser a palavra (ou as palavras) que resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc.

Rede de Display do Google: é uma grande rede de sites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google Ads são exibidos.

Remarketing (ou retargeting) – Exibição de anúncios após a visita de um usuário a um site. Mas como fazer sua estratégia de remarketing dar certo? Acompanhe nosso artigo clicando aqui.

Remarketing uma estratégia e tanto para otimização de páginas.

Segmentação de Leads – Para otimizar os resultados de ações de relacionamento como o envio de Email Marketing, é indicado segmentar a base de contatos de acordo com um determinado critério.

Squeeze page – É o modelo de Landing Page focado na captação de emails.

Qualificação de Lead – Processo para classificar quais Leads são boas oportunidades e devem ser abordados pela equipe de vendas.

Taxa de conversão – Porcentagem de visitantes que realiza a conversão desejada.

Webinar – Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo (abreviação de seminário Web) ao vivo ou gravado. Este é um dos conteúdos de marketing digital que você precisa conhecer, já que o webinar é considerado um conteúdo rico que pode ser disponibilizado para leads meio de funil. Acompanhe mais sobre lendo nosso artigo.

CAC – Custo de Aquisição de Cliente – É uma métrica significativa para as empresas para saber o quanto estão gastando para conquistar cada novo cliente e serve para definir o orçamento e as ações de marketing.

CPC – Custo por Clique – É uma forma de cobrança de serviços como anúncios pagos (Adwords e Facebook Ads, por exemplo), no qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.

CPA –  Custo por Aquisição – É uma forma de cobrança como o CPC, porém calculada em cima das conversões realizadas, e não dos cliques.

CTR – Click through Rate – É o número de cliques dividido pelo número de impressões (visualizações) de um anúncio exibido, por exemplo, em serviços como Google Adwords, Facebook Ads e LinledIn Ads. Essa taxa é extremamente importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação a visualizações e geralmente custa mais caro, devendo ser otimizado. Esse é um dos termos de Marketing Digital que você precisa conhecer. Conheça mais sobre as métricas do Google clicando aqui.

KPI – Key Performance Indicators –  São os indicadores definidos para medir o progresso de suas ações para alcançar uma determinada meta.

Pageviews – São as visualizações de páginas de um site. Atenção: pageviews são diferentes de visitas. Para ficar claro: em uma visita, você pode ter mais de um pageview numa mesma página, isso vai apenas depender de quantas vezes o usuário entrou nela.

ROI (Return on Investment) Retorno sobre Investimento – É a relação entre o dinheiro ganho (ou perdido) e o que foi investido em seus esforços de marketing. Acompanhe nosso Ebook falando sobre ROI clicando aqui.

ROI (Return on Investment)

SEM – Search Engine Marketing – O SEM é um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados dos buscadores, como Google, Yahoo, etc.

SEO –  (Search Engine Optimization) Otimização para Buscadores – SEO é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google. Esse é um dos Termos de Marketing Digital que você precisa conhecer. Entenda como utilizar o SEO para alavancar vendas clicando aqui.

Visita – É um acesso a um site. Um visitante pode fazer mais de uma visita em um site, por exemplo. Se ele fechar o site e entrar de novo em um intervalo maior do que 30 minutos, isso contabilizará duas visitas de um mesmo visitante.

Visitante – É o usuário que faz as ações no site durante uma sessão.

Visitante Único – É o visitante que, se já entrou em determinado site e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível saber quantos visitantes um site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.

Visitantes de retorno – É um visitante único que tenha entrado mais de uma vez em um site.

Web Analytics – É a ação de mensurar, coletar, analisar e reportar os dados da Internet, com o propósito de entender e melhorar a usabilidade dos usuários e melhorar os resultados das ações em seu site e outros canais digitais.

Adwords – É como se chamava (e muita gente ainda chama) o serviço de publicidade do Google – e principal fonte de receita da empresa. Acompanhe nosso conteúdo falando sobre Google Adwords.

Google Adwords e Analytics são extremamente importantes para uma campanha de marketing digital.

Alternative text (Alt text) – É o texto usado para descrever uma imagem na web.

Anchor text – É o texto de um link para outra página. Normalmente, esse texto é de cor azul e sublinhado.

API (Application Programming Interface) – API é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro.

Autoridade de página – É o quanto os buscadores valorizam uma página em relação a outras para posicioná-la nos resultados da busca referente a um termo (palavra-chave) específico.

Autoridade do site (autoridade do domínio) – Assim como a autoridade de página, é o quantos buscadores valorizam um domínio como um todo e suas páginas para posicioná-las nos resultados de busca. 

Black Hat – São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores como o Google.

Blog –  O blog é uma página web atualizada frequentemente, composta por posts, geralmente apresentados de forma cronológica.

Blogs aumentam o engajamento do site e visitantes

Busca orgânica – É o tráfego vindo do bom posicionamento orgânico (gratuito) em ferramentas de busca como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada.

Canonical tag –  Quando duas páginas ou mais têm o mesmo conteúdo (ou muito parecido), esse conteúdo duplicado distribui a “força” dessas páginas entre elas.

Cookies – São arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc.

CSS (Cascading Style Sheets) – É uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como layout de página, cores, fontes, etc.

Domínio – É o principal endereço de um site, a raiz de todas as páginas.

Erro 404 – Essa página de erro aparece quando um código de resposta que indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado, como uma página no seu site que não existe mais, por exemplo.

Guest Post – Um post escrito em um blog por um “convidado”, diferente dos autores regulares, que tenha relação com a área de atuação da empresa e possa agregar conhecimento aos leitores.

Google Hummingbird – Algoritmo do Google lançado em 2013. Rápido e preciso, ele vai além da palavra-chave, interpretando sinônimos, contexto e outros fatores como localização e buscas anteriores. 

Google Panda – Algoritmo criado pelo Google para analisar principalmente a qualidade dos conteúdos de um site e inibir a criação de conteúdos de baixa qualidade para os usuários.

Google Penguin – Algoritmo criado pelo Google para analisar principalmente a qualidade dos links de um site, para inibir a troca de links de baixa qualidade.

Hard Bounce – É a falha na entrega de emails por uma razão permanente, como um endereço de email que não existe.

Heading Tags (H1, H2, H3, ..) – São recursos de programação em HTML para apresentar os títulos e sub-títulos de uma página. A tag H1 é um dos elementos mais importantes de uma página e é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar o seu site nos resultados de busca.

Hiperlink – É um conteúdo clicável em uma página que leva para outra página, site ou mesmo outra parte da mesma página. Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem.

HTML (HyperText Markup Language) – HTML é uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.

Layout – É como uma página é desenhada.

Link Building  – É o processo de conseguir mais links externos para o seu site com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca.

Links internos – São os links dentro de um site que direcionam para outras páginas do mesmo domínio.

Links externos – São os links que direcionam para páginas fora de seu próprio domínio.

Metadados – São os dados que falam para as ferramentas de pesquisa sobre o que se trata um site ou página.

Meta descrição (Meta description) – É uma breve descrição de uma página, que aparece nas páginas de resultados das buscas.

Mobile – Termo usado para se referir a celulares ou outros dispositivos móveis.

No follow – É um atributo posto em links para que não sejam rastreados pelas ferramentas de busca, de modo a não passar autoridade para a página de destino.

Pagerank – É um algoritmo criado pelo Google para avaliar os sites em uma escala de 0 a 10.

Page title – É o texto que aparece na aba de seu navegador quando abre uma página e também como linha de destaque na página de resultados do Google.

Off Page – Elementos exteriores à página e que influenciam em seu posicionamento nos resultados de buscadores como o Google, como os links que direcionam para ela.

On Page – Elementos que estão dentro da página e que influenciam nos resultados de buscadores como o Google, como page title, headings e atributo alt em imagens.

Opt-in – É a escolha de optar por receber informações via email ao inscrever seu endereço de email em um formulário de um site, dando assim permissão para entrarem em contato com o usuário.

Opt-in duplo – É a prática de enviar para o usuário um email de confirmação da assinatura em sua lista.

SERP (Search Engine Results Page) –  É a página de resultados da ferramenta de busca.

Sitemap – Um mapa onde estão listados os endereços para acessar as páginas de um site. Sitemaps HTML são usadas para visitantes navegarem e sitemaps XML são usados pelos buscadores. 

Sitemap para sites

Soft Bounce – É a falha na entrega de emails por uma razão temporária, como caixa de emails cheia.

Teste A/B –  Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho com a interação do público.

Fonte:
https://www.resultadosdigitais.com.br

E você já conhecia todas essas palavras? Qual foi novidade para você? Conta pra gente nos comentários. Os termos de marketing digital que incluímos aqui são apenas algum, mas certamente existem muitos outros que você precisa conhecer. Compartilhe conosco algum que não tenhamos citado aqui nesse artigo 🙂

Renata Paz
Renata Paz

CEO e Diretora de Criação

Renata Paz, CEO e Diretora de Criação / Planejamento da MegUp Propaganda. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes e Especializada em Psicanálise voltada para Marketing, reúne mais de 20 anos de experiência. Premiada em 2015 como Melhor Profissional de Planejamento, em 2017 como Melhor Dirigente da Indústria de Comunicação e homenageada como Melhor Empresária de Comunicação em 2019, conquistou mais de 26 prêmios em diversas categorias com sua equipe pelo Prêmio ABC da Comunicação.